Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta Nutrição

Salmão selvagem com endro

Esta receita leva-me ao saudosismo... Remete-me a uma viagem fantástica pelos EUA em excelente companhia...
Estávamos nós em 2011 em pleno Arizona no Grand Canyon a partilhar esta experiência com os amigos de longa data, Hélder e Estela!
Comer peixe para além do "fish and chips" nem sempre é fácil por aquele país e passar mais do que 2 ou 3 dias sem comer peixe para mim é ir à loucura, mas quando desfrutámos de um belo lombo de salmão temperado com esta fantástica erva aromática foi tão marcante que ainda hoje lembro do cheirinho que o prato exalava!
Bem... Até estou outra vez com água na boca!!!


A receita é super simples:
Sumo de limão
Alho
Endro fresco
Azeite
Lombos de salmão (eu utilizei do selvagem)

Misturar o sumo de limão com o alho picado, o endro e o azeite.
Regar sobre o salmão.
Levar ao forno (180°) até ficar dourado (mais ou menos assado conforme o gosto de cada um).

Simples e saudável! Acompanhei com rúcula da minha horta de varanda e com batatas cozidas.

Sushi durante a gravidez, sim ou não?

Para mim foi sim!

Agora há cuidados a ter, principalmente se for de restaurante...

1° escolher um restaurante de confiança que tenha bastante saída. Assim garantimos que o peixe não fica em stock demasiado tempo e não se deteriora. Evitamos uma intoxicação alimentar indesejada! 2° questionar se eles congelam o peixe antes. O que nem sempre é fácil que eles entendam porque é que estamos a questionar. Desta forma evitamos a contaminação pelo anisakis, que é um parasita que morre a temperaturas negativas.

Em casa...
É comprar peixe fresco e congelar ou comprar já congelado e fazer sempre a descongelação no frigorífico.


De resto o peixinho faz bem durante a gravidez porque é rico em ómega 3, uma gordura boa que faz bem ao nosso cérebro e ao desenvolvimento do cérebro do bebé. Entre outros benefícios, está claro!

As algas também são ótimas porque são fonte de iodo e como sabemos o iodo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Mais um ponto a favor do sushi!

Mas não há bela sem senão! O deli…

Gravidez

Durante a gravidez não li quase nada e nem frequentei cursos de preparação para o parto. 

Se fiz bem? Não sei! 

Mas deu para não stressar com nada. 😁 

É certo que o meu marido já não era pai de primeira viagem, o que de certa forma ajudou bastante a descomplicar.

Preferi ir trocando ideias com quem já tinha sido mãe ou com quem estava também grávida e que ia lendo e frequentando esses cursos.

Confesso que passei uma gravidez santa, com exceção do segundo mês que tive de estar de repouso. De resto nem um enjoo, cólicas, dores, nada de insónias... 
Dormia tão bem que acordava de barriga para cima, mesmo no terceiro trimestre de gravidez, e aí sim... Panicava! Porque infelizmente tinha lido que quando a grávida dorme de barriga para cima o peso do bebé e o do útero pressionam os vasos sanguíneos, podendo restringir o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o bebé. 

A melhor posição para dormir enquanto grávida é de lado e para a esquerda... mas e fazer isto enquanto se dorme? Pois é... até almofadas…

Sementes de abóbora tostadas by Cozinhar com menos GAS

Super versáteis! O seu snack saudável!



A nutricionista recomenda: As sementes de abóbora podem ser um excelente snack para complementar, por exemplo, o meio da manhã ou o lanche da tarde. Estas sementes são comestíveis tal e qual, ou seja, ao natural, ou tostadas.
Pode consumir cerca de 20 a 30g e um iogurte magro de aromas ou com uma peça de fruta pequena (cerca de 80g - tamanho de uma bola de ténis).
Podem ainda ser integradas em bolos, pães, saladas e refeições principais. É como gostar mais.
São super versáteis!
Na alimentação vegetariana são importantes pois são uma fonte de proteínas que combinam com as leguminosas para a formação de proteínas completas. Saiba mais aqui.
São ricas em fibra e muitos minerais. Saiba mais sobre estas sementes aqui.


Ingredientes:
Meio pacote de sementes de abóbora (150g)
Molho de soja q.b.

Espalhe o meio pacote de sementes numa frigideira antiaderente, em fogo médio, sem adicionar qualquer tipo de gordura, e mexa até que as sementes estalem. Elas vão f…

Sementes de abóbora

A nutricionista recomenda: As pevides de abóbora, à semelhança de outras sementes como as de sésamo, girassol, chia, etc, têm um elevado valor energético, sendo que neste caso 100g têm cerca de 450 kcal.
Este elevado valor deve-se sobretudo ao seu alto teor em gorduras insaturadas ("saudáveis"), contribuindo para a boa saúde cardiovascular.
São também muito ricas em fibra.
Relativamente aos minerais têm um alto teor em potássio, magnésio, zinco, sendo ainda fonte de ferro e manganês.
Devido à sua riqueza em zinco, sabia que estas sementes podem contribuir para o correto funcionamento da função reprodutora e fertilidade, bem como para a síntese de DNA e divisão celular, fundamental no desenvolvimento do feto? Pode consultar aqui as restantes funções deste mineral.

Chia

A nutricionista recomenda: As sementes de chia (Salvia hispanica) foram consideradas, em Janeiro de 2013, um novo alimento ("novel food"), pelo que têm uma legislação (Commission Implementing Decision de 22 de Janeiro de 2013 - consultar aqui) dedicada à mesma.

São sementes constituídas por cerca de 22g de proteínas, 35g de gordura e 41g de hidratos de carbono (tudo por 100g).

A chia é rica em fibra, tendo aproximadamente 30g de fibra por 100g. Veja os benefícios da fibra neste post e diferentes formas de aumentar o aporte de fibra neste (inclui uma receita com chia).

Destaca-se ainda que a maioria das gorduras são gorduras insaturadas, ou seja, "boas", que ajudam no controlo dos níveis de colesterol sanguíneo. Neste aspeto, quer a fibra como o tipo de gorduras que possui contribuem para tal.

A chia tem uma propriedade interessante uma vez que aumenta até cerca de 10 vezes o seu tamanho quando em contato com a água. Experimente colocar algumas sementes em água e ve…

Fibra - como ingerir mais fibra?

A nutricionista recomenda: A obstipação, ou prisão de ventre, é algo que afeta muitos de nós. Contudo, é importante clarificar que só é diagnosticada como patologia se as evacuações forem menos de 3 vezes por semana.

O estilo de vida é um dos fatores determinantes para o mau funcionamento dos intestinos, nomeadamente a pouca ingestão de alimentos ricos em fibra e de líquidos, a falta de exercício físico (é verdade!!!) e o uso excessivo de laxantes. A gravidez e algumas patologias também podem levar à prisão de ventre.

Assim, de forma a contornar este problema deixo aqui uma mistura de diferentes tipos fibra que podem ser úteis para melhorar a obstipação. Mas ATENÇÃO, o aumento de fibra tem de ser feito em paralelocom o aumento da ingestão de água, pois se assim não for, poderá ter o efeito contrário e agravar a prisão de ventre!

Para além desta mistura, deverá reforçar a sua alimentação (que deve ser equilibrada, tendo por base a Roda dos Alimentos) com todo o tipo de legumes e fruta,…

Fibra - quais os benefícios da fibra?

A nutricionista recomenda: Um dos efeitos mais visíveis da fibra, em especial da fibra insolúvel, como a do farelo, é a sua ajuda na prevenção da obstipação, uma vez que aumenta o peso das fezes e reduz o tempo de trânsito intestinal. O farelo é a mais eficaz das fibras insolúveis na absorção de água para formar fezes macias e volumosas. Ao acelerarem o trânsito intestinal evitam o contato de determinadas substâncias cancerígenas com a mucosa do intestino, contribuindo para a prevenção do cancro do cólon.

Além disso, é uma excelente forma de promover a saciedade, perfeito para quem quer emagrecer! Por isso é que também recomendamos um aporte elevado de vegetais e outros alimentos ricos em fibra às pessoas que estão sempre com fome.

Outros benefícios da fibra incluem a redução da absorção da glicose e, portanto, um melhor controlo dos níveis de glicemia sanguínea (daí a importância para os diabéticos), bem como a redução dos níveis de colesterol sanguíneo (tanto o LDL - "mau coles…

2014 - Ano europeu contra o desperdício alimentar

Reaproveite e poupe! Evite o desperdício alimentar!



Como é sabido, Portugal está a atravessar uma crise económica e social, onde imperam os baixos rendimentos e o desemprego atinge uma taxa de 15,6% (Dados INE, 3º trimestre 2013).

Contudo, a par desta situação, estima-se que cada habitante português esteja a desperdiçar cerca de 97kg de alimentos por ano, sendo que 31% provém do consumo em casa!

Num dos poucos estudos portugueses, o estudo PERDA, concluiu-se que nas famílias portuguesas existe uma diversidade de causas interdependentes para o desperdício, sendo que se sabe que existe um mau reaproveitamento de sobras, não existe um planeamento do que se vai consumir e uma gestão ineficiente do stock dos alimentos que se tem em casa, além disso, nas famílias com filhos o desperdício é maior pois está-se à mercê das alterações “dos apetites das crianças”, entre muitas outras situações que são facilmente contornáveis e que não iriam contribuir para o milhão de toneladas de alimentos que …

Porquê este blog?

Porque amo a nutrição,
Porque adoro cozinhar
Porque a era dos blogs veio para ficar!

Assim, resolvi conciliar estas 3 vertentes e, quiçá um dia também não junte mais alguma...
Até lá, fico-me pelas receitas maravilhosas que se podem encontrar na net! Mas também posso ir complementando com algumas minhas! :)


O objetivo deste blog é, por isso, recomendar receitas saudáveis de outros bloggers, para além de dar mais algumas dicas para quem pretende cozinhar de forma saudável e aproveitar ao máximo o que a alimentação tem de melhor!

Ah, mas é fundamental não esquecer que devemos sempre associar à alimentação saudável um estilo de vida ativo!!! 

Esteja atento(a) aos próximos posts!