Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta Nutricionista

Diversificação Alimentar - como e quando começar?

Pois é... Não existe uma regra fixa e cada pediatra tem o seu método.

Há uns que dizem primeiro a papa e outros a sopa... cada um tem os seus prós e contras... mas no final corre tudo bem!

Eu gostei muito da estratégia do pediatra da minha filha, que aliás já era do meu filho do coração.

Aos 4 meses iniciámos a introdução de alimentos!

Genericamente, a introdução consistiu em:
primeira semana - iniciámos com as papas como complemento do biberão da hora de almoço. (Era mais o desperdício do que o que comia...)segunda semana - 100 ml de papa + 120ml de leite ao almoço.terceira semana - introduzimos a sopa ao almoço (+ 120ml de leite) e a papa (+ 120ml de leite) passou para o jantar.quarta semana - introduzimos a fruta a seguir à sopa, passámos a papa para o lanche e ao jantar fizemos também sopa e fruta. Mantivémos os 120ml de leite em cada refeição. E porque é que eu gostei? Primeiro porque ela habitou-se rapidamente a este esquema e, segundo, porque o facto de ter sopa e fruta em separ…

Gravidez, bebés e gatos... Sim ou não?

Aqui em casa foi sim desde a gravidez!
O Cacau chegou cá a casa pela mão de uma das irmãs da minha princesa. Foi encontrado abandonado e cheio de medo. Depois de tratarmos dele ficámos todos tão apaixonados que já não conseguimos deixá-lo, mesmo sabendo que o meu filho do coração poderia ter crises de alergia... E teve! Mas... Passaram e hoje são grandes amigos! 
Durante a gravidez também não o ia abandonar e... mal de quem o faz!!!
O Cacau vive num apartamento e só come ração, ora, a probabilidade de me transmitir toxoplasmose é "menos infinito".  É claro que as regras de higiene têm de ser cumpridas. Por isso, relaxem as grávidas que estão nas mesmas condições e desfrutem dos vossos bichanos! 
Quando a bebé nasceu e chegámos a casa o Cacau estava apavorado! Tinha medo de chegar perto! Mas depois de investigar passou a acompanhar o crescimento da pequena e dou com os dois a olharem muitas vezes um para o outro.  Vá... Confesso que as vezes tenho receio que ele queira brinc…

Filhos de nutricionista e alimentação... saudável

Ser filho de nutricionista nem sempre é fácil!

Para já, que o diga o meu filho de coração que teve de mudar radicalmente os seus hábitos aos 7 anos de idade!!

As regras cá de casa:

Acabaram-se os refrigerantes em casa, os “suminhos“ de pacote ou néctares. Deixamos isso para o fim de semana (num dos almoços) e aí pode escolher o que quiser. Se quiser uma cola, que seja!

Também se acabaram os douradinhos e a monotonia alimentar (bife e massa, peixe e arroz branco e sopa SÓ laranja e passada).

Isso de fazer comida diferente para filhos e pais passou a ser uma conversa do passado.

Como a minha mãe dizia: "Se não gosta, come para gostar; se gosta, come porque gosta." E ainda acrescentava: "come pouco, mas come." E foi assim que fui criada e é assim que quero criar os meus filhos.
Mas há mais...

Ainda lutamos todos os dias para comer a salada (não a quantidade que eu gostaria) ou para simplesmente experimentar uma nova fruta ou legume. Mas eu não desisto para o bem da s…

Sushi durante a gravidez, sim ou não?

Para mim foi sim!

Agora há cuidados a ter, principalmente se for de restaurante...

1° escolher um restaurante de confiança que tenha bastante saída. Assim garantimos que o peixe não fica em stock demasiado tempo e não se deteriora. Evitamos uma intoxicação alimentar indesejada! 2° questionar se eles congelam o peixe antes. O que nem sempre é fácil que eles entendam porque é que estamos a questionar. Desta forma evitamos a contaminação pelo anisakis, que é um parasita que morre a temperaturas negativas.

Em casa...
É comprar peixe fresco e congelar ou comprar já congelado e fazer sempre a descongelação no frigorífico.


De resto o peixinho faz bem durante a gravidez porque é rico em ómega 3, uma gordura boa que faz bem ao nosso cérebro e ao desenvolvimento do cérebro do bebé. Entre outros benefícios, está claro!

As algas também são ótimas porque são fonte de iodo e como sabemos o iodo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Mais um ponto a favor do sushi!

Mas não há bela sem senão! O deli…

Gravidez

Durante a gravidez não li quase nada e nem frequentei cursos de preparação para o parto. 

Se fiz bem? Não sei! 

Mas deu para não stressar com nada. 😁 

É certo que o meu marido já não era pai de primeira viagem, o que de certa forma ajudou bastante a descomplicar.

Preferi ir trocando ideias com quem já tinha sido mãe ou com quem estava também grávida e que ia lendo e frequentando esses cursos.

Confesso que passei uma gravidez santa, com exceção do segundo mês que tive de estar de repouso. De resto nem um enjoo, cólicas, dores, nada de insónias... 
Dormia tão bem que acordava de barriga para cima, mesmo no terceiro trimestre de gravidez, e aí sim... Panicava! Porque infelizmente tinha lido que quando a grávida dorme de barriga para cima o peso do bebé e o do útero pressionam os vasos sanguíneos, podendo restringir o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o bebé. 

A melhor posição para dormir enquanto grávida é de lado e para a esquerda... mas e fazer isto enquanto se dorme? Pois é... até almofadas…