Avançar para o conteúdo principal

Índice de Receitas

Pequeno-almoço e Lanches

Iogurtes Líquidos de Limão by Sweet Gula 
Pão de Espelta by Lume Brando 
Overnight oats by Oui Oui Saudável
Panquecas de aveia sem lactose by Madame Xícaras
Lassi de Gengibre e Canela by Madame Xícaras


Bebidas

Chá de Canela e Gengibre by Cozinhar com menos GAS


Sopas

Caldo Verdinho by Maçã Assada 
Sopa de abóbora com alho francês by Cozinhar com menos GAS
Creme de Abóbora e Courgete by 7 Gramas de Ternura



Saladas e Legumes

Salada de folhas de beterraba com nozes e queijo de cabra by Nem acredito que é saudável 
Cuscuz de Espelta com Espinafres, Espargos e Cenoura by Flor do Brownie 
Papelote de legumes by Panela Terapia 
Batatas "fritas" no forno by O Meu Tempero
Salada fria de agriões, fruta e nozes by Cozinhar com menos GAS

 

Peixe e Marisco

Medalhões De Maruca Com Broa De Milho E Legumes Picantes Salteados by O Meu Tempero 
Salmão panado no forno com puré de castanha by Cozinhar com menos GAS 
Noodles de arroz com gambas, espargos e cogumelos by Ponto de Rebuçado 
Entradinhas de salmão e cogumelos by Cozinhar com menos GAS
Filetes de pescada com crosta de amêndoa e manjericão by Cozinhar com menos GAS
Esparguete com amêijoas e pimentos by Receitas para a Felicidade



Ovos

Ovos estrelados em formas de pimento by Oui Oui Saudável 


Vegetarianos

Pesto de Manjericão, Amêndoas e Cajus by Cozinhar com menos GAS 
Bifes de Seitan com Mostarda e Coentros by Madame Xícaras 
Chili Vegetariano by Madame Xícaras 
Courgette redonda recheada com esparregado de grelos e queijo cheddar by Palavras que enchem a barriga
Massa com tofu e pesto de majericão, amêndoas e cajus by Cozinhar com menos GAS


Quiches, Pizas e Afins



Sobremesas

Mensagens populares deste blogue

Overnight oats by Oui Oui Saudável

x + n ideias saborosas de overnight oats!

A nutricionista recomenda: Já vimos em posts anteriores os benefícios da fibra, da mistura de várias sementes e das sementes de chia.
Mas não podia deixar de falar dos overnight oats da Oui oui saudável, pois têm sempre chia e são uma excelente forma de ingerir uma boa quantidade de fibra proveniente não só desta semente como da fruta, dos cereais integrais que normalmente adiciona, dos frutos secos, etc.

As possibilidades são muitas e pode fazer as combinações que mais gostar! Pode ser um bom pequeno-almoço, um lanche ou até uma ceia.

Fica só a sugestão de que nos casos em que utilizar iogurte opte por iogurte de aromas magro, pois mesmo o iogurte grego light não chega a ser magro. Veja aqui a definição de light. E utilize leite magro.

Ah! E beba sempre muita água! Já sabe, o aporte elevado de fibra implica que faça também uma boa ingestão de água. Saiba mais aqui.

Informação Nutricional
Tendo em conta os seguintes ingredientes e quantidades:

1…

Gravidez

Durante a gravidez não li quase nada e nem frequentei cursos de preparação para o parto. 

Se fiz bem? Não sei! 

Mas deu para não stressar com nada. 😁 

É certo que o meu marido já não era pai de primeira viagem, o que de certa forma ajudou bastante a descomplicar.

Preferi ir trocando ideias com quem já tinha sido mãe ou com quem estava também grávida e que ia lendo e frequentando esses cursos.

Confesso que passei uma gravidez santa, com exceção do segundo mês que tive de estar de repouso. De resto nem um enjoo, cólicas, dores, nada de insónias... 
Dormia tão bem que acordava de barriga para cima, mesmo no terceiro trimestre de gravidez, e aí sim... Panicava! Porque infelizmente tinha lido que quando a grávida dorme de barriga para cima o peso do bebé e o do útero pressionam os vasos sanguíneos, podendo restringir o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o bebé. 

A melhor posição para dormir enquanto grávida é de lado e para a esquerda... mas e fazer isto enquanto se dorme? Pois é... até almofadas…

Filhos de nutricionista e alimentação... saudável

Ser filho de nutricionista nem sempre é fácil!

Para já, que o diga o meu filho de coração que teve de mudar radicalmente os seus hábitos aos 7 anos de idade!!

As regras cá de casa:

Acabaram-se os refrigerantes em casa, os “suminhos“ de pacote ou néctares. Deixamos isso para o fim de semana (num dos almoços) e aí pode escolher o que quiser. Se quiser uma cola, que seja!

Também se acabaram os douradinhos e a monotonia alimentar (bife e massa, peixe e arroz branco e sopa SÓ laranja e passada).

Isso de fazer comida diferente para filhos e pais passou a ser uma conversa do passado.

Como a minha mãe dizia: "Se não gosta, come para gostar; se gosta, come porque gosta." E ainda acrescentava: "come pouco, mas come." E foi assim que fui criada e é assim que quero criar os meus filhos.
Mas há mais...

Ainda lutamos todos os dias para comer a salada (não a quantidade que eu gostaria) ou para simplesmente experimentar uma nova fruta ou legume. Mas eu não desisto para o bem da s…