Avançar para o conteúdo principal

Sobre...

... quem escreve


O meu nome é Mayumi Thaís Delgado, sou nutricionista e uma apaixonada pela nutrição, vivendo esta paixão todos os dias e a toda a hora!

Acredito que todos nos devemos unir na promoção de estilos de vida mais saudáveis, e que nenhum esforço será em vão! Por isso, esforço-me por transmitir e divulgar aquilo que sei em prol desse objetivo!

Caso tenham alguma sugestão para temas, dicas ou receitas, ou alguma questão em particular, podem contactar-me comentando diretamente aqui no blog ou através do email:  mayumidelgado@gmail.com .

(Ordem dos Nutricionistas nº 0960N; Linkedin)


... o livro
Durante a faculdade uma amiga (e co-autora) e eu falávamos em um dia editar um livro... e assim fizemos há 2 anos atrás! "História de uma Princesa obesa e de um Dragão que cuspia bolas de sabão" é o nosso "bestseller" de eleição!

Eis a sinopse:

Era uma vez uma linda princesa... obesa. Esta obesidade condiciona a sua liberdade, impossibilitando (fisicamente) a saída do seu quarto, na torre do castelo. 



A tristeza sentida, que acaba por se tornar evidente para todos os que a rodeiam, leva os pais e amigos a tentar ajudar esta princesa no combate à doença. 



Uma missão que se revela difícil, mas não impossível. 

O dragão do castelo acaba por se destacar como peça central no desfecho desta aventura, que visa alertar crianças, pais e educadores para a necessidade de enfrentar e tratar a obesidade - uma doença que afeta uma em cada três crianças portuguesas.




Ficha técnica:

Título: História de uma princesa obesa e de um dragão que cuspia bolas de sabão
Autoras: Mayumi Delgado, Sónia Rodrigues
Ilustrações: Andreia Faria
Revisão: Paula Ramos
Design e Impressão: A3 – Artes Gráficas, Lda

PVP: 9€

Caso queiram encomendar, enviem-me um mail.

... o Blog
O objetivo deste blog é a partilha de informações sobre nutrição e saúde e receitas saudáveis para que todos possam adotar um estilo de vida mais saudável. Porquê? Veja o primeiro post.

Para o cálculo dos valores energéticos de algumas das refeições que recomendo neste blog, utilizo os valores nutricionais que estão na Tabela de Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Na falta de alguns alimentos nesta tabela, utilizo os dados da Tabela de Composição Alimentar Americana ou, em último caso, os valores de rótulos de produtos em comercialização.


Os valores de conversão utilizados são os que estão legislados no Regulamento nº 1169/2011:


Relativamente às vitaminas e minerais, as Doses Diárias de Referência (DDR) [atualmente VRN - Valor de Referência do Nutriente] também estão no referido Regulamento.

Para se comunicar que uma refeição/alimento é fonte de determinada vitamina ou mineral a mesma deve ter, por 100g, pelo menos 15% da DDR e se for rica em deve ter no mínimo 30% da mesma.

Para além das alegações permitidas para as vitaminas e minerais, existem muitas outras alegações nutricionais permitidas para outros nutrientes, nomeadamente para a fibra, sal, gorduras, light, etc...

Diferente das alegações nutricionais, são as alegações de saúde sendo que para tal é necessário que os produtos sejam pelo menos fonte de alguma vitamina ou mineral, tal como definido no Regulamento anterior, e só podem ser utilizadas as que estão no Regulamento nº 432/2012.

Valores de Referência para Vitaminas e Minerais:



Se quiser saber mais consulte o Regulamento (CE) n.o 1924/2006 de 20 de Dezembro de 2006.
Neste blog tento ser o mais fiel a estas indicações ou a de entidades científicas de referência para que a informação seja credível e esteja em harmonia ao que é preconizado pelas mesmas.

Atualizado a 08/2018.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Overnight oats by Oui Oui Saudável

x + n ideias saborosas de overnight oats!

A nutricionista recomenda: Já vimos em posts anteriores os benefícios da fibra, da mistura de várias sementes e das sementes de chia.
Mas não podia deixar de falar dos overnight oats da Oui oui saudável, pois têm sempre chia e são uma excelente forma de ingerir uma boa quantidade de fibra proveniente não só desta semente como da fruta, dos cereais integrais que normalmente adiciona, dos frutos secos, etc.

As possibilidades são muitas e pode fazer as combinações que mais gostar! Pode ser um bom pequeno-almoço, um lanche ou até uma ceia.

Fica só a sugestão de que nos casos em que utilizar iogurte opte por iogurte de aromas magro, pois mesmo o iogurte grego light não chega a ser magro. Veja aqui a definição de light. E utilize leite magro.

Ah! E beba sempre muita água! Já sabe, o aporte elevado de fibra implica que faça também uma boa ingestão de água. Saiba mais aqui.

Informação Nutricional
Tendo em conta os seguintes ingredientes e quantidades:

1…

Gravidez

Durante a gravidez não li quase nada e nem frequentei cursos de preparação para o parto. 

Se fiz bem? Não sei! 

Mas deu para não stressar com nada. 😁 

É certo que o meu marido já não era pai de primeira viagem, o que de certa forma ajudou bastante a descomplicar.

Preferi ir trocando ideias com quem já tinha sido mãe ou com quem estava também grávida e que ia lendo e frequentando esses cursos.

Confesso que passei uma gravidez santa, com exceção do segundo mês que tive de estar de repouso. De resto nem um enjoo, cólicas, dores, nada de insónias... 
Dormia tão bem que acordava de barriga para cima, mesmo no terceiro trimestre de gravidez, e aí sim... Panicava! Porque infelizmente tinha lido que quando a grávida dorme de barriga para cima o peso do bebé e o do útero pressionam os vasos sanguíneos, podendo restringir o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o bebé. 

A melhor posição para dormir enquanto grávida é de lado e para a esquerda... mas e fazer isto enquanto se dorme? Pois é... até almofadas…

Filhos de nutricionista e alimentação... saudável

Ser filho de nutricionista nem sempre é fácil!

Para já, que o diga o meu filho de coração que teve de mudar radicalmente os seus hábitos aos 7 anos de idade!!

As regras cá de casa:

Acabaram-se os refrigerantes em casa, os “suminhos“ de pacote ou néctares. Deixamos isso para o fim de semana (num dos almoços) e aí pode escolher o que quiser. Se quiser uma cola, que seja!

Também se acabaram os douradinhos e a monotonia alimentar (bife e massa, peixe e arroz branco e sopa SÓ laranja e passada).

Isso de fazer comida diferente para filhos e pais passou a ser uma conversa do passado.

Como a minha mãe dizia: "Se não gosta, come para gostar; se gosta, come porque gosta." E ainda acrescentava: "come pouco, mas come." E foi assim que fui criada e é assim que quero criar os meus filhos.
Mas há mais...

Ainda lutamos todos os dias para comer a salada (não a quantidade que eu gostaria) ou para simplesmente experimentar uma nova fruta ou legume. Mas eu não desisto para o bem da s…