Avançar para o conteúdo principal

Viver com menos GAS


Cozinhar com menos Gorduras, Açúcar e Sal é muito importante para a promoção da saúde e prevenção de várias doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cancro.


Contudo, não chega... 






ALIMENTAÇÃO


Quantas calorias devo consumir por dia?


O Valor Energético Total (VET) que devemos ingerir por dia varia tendo em conta diferentes fatores, nomeadamente a idade, o sexo, as medidas antropométricas (peso e altura), o nível de atividade física, o estado de saúde, entre outros. Cada pessoa tem, por isso, necessidades diferentes.


De uma forma geral, assume-se o valor de 2000 kcal para a população adulta em geral [tanto é que é o valor que se pode encontrar nos rótulos dos alimentos, estando os mesmos legislados (Regulamento nº1169/2011)]

Se distribuirmos as refeições ao longo do dia, o valor energético deverá ser distribuído, mais ou menos, da seguinte forma:


Mas atenção! Estes valores assumem que a pessoa não tenha um estilo de vida sedentário!!! É o seu caso? Hum... Se não for assim, deverá consumir menos calorias diariamente, por exemplo, rondar as 1800 kcal, mas nada como uma avaliação individualizada para saber as suas reais necessidades. Consulte um nutricionista!


Porquê comer de 3 em 3 horas?

As refeições deverão ser distribuídas ao longo do dia, para que não fique mais de 3 horas sem comer
Estados de privação de alimentos tornam o metabolismo mais lento, entrando o mesmo em "modo poupança" de forma a assegurar que o organismo terá uma quantidade suficiente de energia por um longo período de tempo. Quanto mais poupar mais vai armazenar... mais vai engordar!


Faça do prato ideal o seu prato!

Inspire-se no Prato Ideal para que não abuse das quantidades que vai consumir. 
Quando servir o seu prato nas principais refeições deve ter como referência a seguinte imagem, sendo que se a cumprir, provavelmente, não estará a abusar. 
Ah, mas não vale "empilhar" a comida! J

Faça do prato ideal o seu prato!

o

Se eu for vegetariano (a)?


Proteínas animais vs vegetais

As proteínas são compostas por aminoácidos, sendo que existem alguns aminoácidos que são considerados essenciais, ou seja, que o nosso organismo não consegue produzir, tendo que os obter através da alimentação.

As proteínas de origem animal têm todos os aminoácidos essenciais enquanto que as proteínas de origem vegetal são incompletas. Assim, a combinação entre vários tipos de  vegetais pode ser interessante para que se consiga obter uma proteína completa.

Exemplos de combinações ideais:
  • Leguminosas com cereais (ex: feijão com arroz ou ervilhas com bulgur)
  • Cereais e latícinios (ex: salada com massa e queijo)
  • Leguminosas e sementes (ex: grão-de-bico e sementes de sésamo)
  • Leguminosas e frutos oleaginosos (ex: lentilhas com pinhões)

Não é necessário fazer a combinação exata destas fontes numa só refeição, contudo, devem ser consumidas no mesmo dia(American Dietetic Association, 1997) 

No caso das crianças, grávidas e aleitantes vegetarianas devem planear corretamente a sua dieta para que esta combinação de aminoácidos ocorra todos os dias. (Krause, 2008)




Atualizado a 08/2014.

Comentários

  1. Parabéns pelas excelentes partilhas do blog!
    Este é um tema que me é muito querido e também eu faço questão de o ir abordando no meu cantigo dos aromas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Overnight oats by Oui Oui Saudável

x + n ideias saborosas de overnight oats!

A nutricionista recomenda: Já vimos em posts anteriores os benefícios da fibra, da mistura de várias sementes e das sementes de chia.
Mas não podia deixar de falar dos overnight oats da Oui oui saudável, pois têm sempre chia e são uma excelente forma de ingerir uma boa quantidade de fibra proveniente não só desta semente como da fruta, dos cereais integrais que normalmente adiciona, dos frutos secos, etc.

As possibilidades são muitas e pode fazer as combinações que mais gostar! Pode ser um bom pequeno-almoço, um lanche ou até uma ceia.

Fica só a sugestão de que nos casos em que utilizar iogurte opte por iogurte de aromas magro, pois mesmo o iogurte grego light não chega a ser magro. Veja aqui a definição de light. E utilize leite magro.

Ah! E beba sempre muita água! Já sabe, o aporte elevado de fibra implica que faça também uma boa ingestão de água. Saiba mais aqui.

Informação Nutricional
Tendo em conta os seguintes ingredientes e quantidades:

1…

Gravidez

Durante a gravidez não li quase nada e nem frequentei cursos de preparação para o parto. 

Se fiz bem? Não sei! 

Mas deu para não stressar com nada. 😁 

É certo que o meu marido já não era pai de primeira viagem, o que de certa forma ajudou bastante a descomplicar.

Preferi ir trocando ideias com quem já tinha sido mãe ou com quem estava também grávida e que ia lendo e frequentando esses cursos.

Confesso que passei uma gravidez santa, com exceção do segundo mês que tive de estar de repouso. De resto nem um enjoo, cólicas, dores, nada de insónias... 
Dormia tão bem que acordava de barriga para cima, mesmo no terceiro trimestre de gravidez, e aí sim... Panicava! Porque infelizmente tinha lido que quando a grávida dorme de barriga para cima o peso do bebé e o do útero pressionam os vasos sanguíneos, podendo restringir o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o bebé. 

A melhor posição para dormir enquanto grávida é de lado e para a esquerda... mas e fazer isto enquanto se dorme? Pois é... até almofadas…

Filhos de nutricionista e alimentação... saudável

Ser filho de nutricionista nem sempre é fácil!

Para já, que o diga o meu filho de coração que teve de mudar radicalmente os seus hábitos aos 7 anos de idade!!

As regras cá de casa:

Acabaram-se os refrigerantes em casa, os “suminhos“ de pacote ou néctares. Deixamos isso para o fim de semana (num dos almoços) e aí pode escolher o que quiser. Se quiser uma cola, que seja!

Também se acabaram os douradinhos e a monotonia alimentar (bife e massa, peixe e arroz branco e sopa SÓ laranja e passada).

Isso de fazer comida diferente para filhos e pais passou a ser uma conversa do passado.

Como a minha mãe dizia: "Se não gosta, come para gostar; se gosta, come porque gosta." E ainda acrescentava: "come pouco, mas come." E foi assim que fui criada e é assim que quero criar os meus filhos.
Mas há mais...

Ainda lutamos todos os dias para comer a salada (não a quantidade que eu gostaria) ou para simplesmente experimentar uma nova fruta ou legume. Mas eu não desisto para o bem da s…