Avançar para o conteúdo principal

Salada fria de agriões, fruta e nozes by Cozinhar com menos GAS

O poder do agrião...




 O sol deu um ar de sua graça no fim-de-semana lá pelo algarve e pronto... foi o que me apeteceu! :)


A nutricionista recomenda: O agrião é uma fonte de vitamina B6 e cálcio, além disso é rico em vitamina C e A. Mas o melhor de tudo é que 100g de agrião consegue fornecer 100% das nossas necessidades diárias em ácido fólico.

O folato, ou ácido fólico,  contribui para o crescimento do tecido materno durante a gravidez  e para o processo de divisão celular, fundamental para o feto, prevenindo mal formações fetais.
Além disso, contribui para o normal funcionamento do nosso sistema imunitário e para a redução do cansaço e da fadiga. (Hoje precisava de um tigela cheia só para mim! J)

Além disso, como é uma planta crucífera tem compostos glucosinolatos que parecem ter, segundo alguns estudos, propriedades anticancerígenas, por inibirem a tumorogenese. Saiba mais nestes estudos científicos aqui e aqui.


Informação Nutricional:

Dose de consumo de 150g - aprox. 130 kcal









Ingredientes:
150g de agrião fresco
1 pera pequena
1 laranja pequena
15g de nozes
1 colher de sobremesa de azeite
pimenta q.b.
vinagre a gosto

Para fazer, não tem nada que saber! É cortar a pera e a laranja em pequenas meias luas, lavar e separar algumas folhas do agrião e misturar tudo. Picar grosseiramente as nozes e temperar com o azeite, pimenta e vinagre. Sem pitada de sal! 

Comentários

  1. Adoro agrião e ultimamente tenho comido muitos.
    Essas salada ficou bem ao meu gosto
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o calor aperta é o que apetece, não é? ;-)

      Eliminar
  2. Os nozes ficam sempre muito bem nas saladas ;)


    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Wrap com Frango de Caril by Cook Addiction

Quem disse que um wrap não pode ser saudável? Wrap com Frango de Caril by Cook Addiction A nutricionista recomenda: Fazer wraps para levar para o almoço, quer seja no trabalho, na praia ou simplesmente porque está fora de casa, pode ser uma alternativa prática e saudável , principalmente se os wraps forem feitos também por si . Temperar os bifes de frango com uma colherzita de caril, além de lhes atribuir uma cor apelativa, dá sabor e sai-se da rotina do típico bife grelhado.  Além disso, esta receita incentiva o consumo de vegetais , eu até diria que acrescentar mais cenoura ralada ou milho pode também resultar muito bem! Tenha em atenção a quantidade de queijo para barrar que vai utilizar: são 2 colheres de sopa RASAS ! Não vale fazer uma "montanha"! :) Cada wrap deve rondar as 320/330 kcal , o que rondará 17% do Valor Diário de Referência para 2000kcal, um pouco abaixo do ideal para um almoço. Mas para quem estiver de dieta até pode ser um bo...

Lohikeitto (sopa de salmão finlandesa)

Esta sopa é um prato tradicional Finlandês e serve como refeição principal. Apesar de já ir há 3 anos para a Finlândia fazer o meu desporto favorito - Cross-country skiing - só este ano descobrimos esta delícia reconfortante num país tão frio. Foi por acaso no centro de Helsínquia enquanto fazíamos tempo para apanhar outro voo para Ivalo que espreitámos o menu de um restaurante e vimos que era dia de lohikeitto e o preço era em conta (coisa também menos habitual). Resolvemos experimentar! Adorámos e por isso já a fizémos cá! Aqui fica a receita. Ingredientes (para 4 pessoas): 400 g de lombos de salmão 1 cebola média 1 colher de sobremesa rasa de manteiga 1 colher de sobremesa de azeite 800 g de batata 200 ml de caldo de peixe cozido (caseiro, o meu foi de cabeça de cação) 200 ml de água 200 ml de natas light 1-2 colheres de sopa de endro picado (dill) Para quem gosta, dá para acrescentar: 1 cenoura Pimenta moída na hora Preparação: 1. Corte o salmão em cubo...

Biscoitos de Maizena, sem gluten e lactose

Eu amoooooo estes biscoitinhos brasileiros de maizena, que se desfazem na boca. Feitos de amido de milho, sem gluten e sem lactose, estes biscoitos têm de ser comidos a saborear sem pressas. O truque é: Trincar... Deixar desfazer na boca... Saborear... Repetir. A receita é simples... É claro que adaptei para ser mais saudável: 110 g açucar 1 pitada de fermento de padeiro 1 colher de café de fermento de bolos 1 ovo 80 g manteiga 250 g maizena Gotinhas de baunilha q.b. 1 pitada de sal Utilizei a Bimby... Colocar no copo o ovo e a manteiga (à temperatura ambiente) e programar 2min vel.4. Acrescentar o açúcar e programar 2min vel.5. Depois, adicionar a maizena, os fermentos, a baunilha e finalmente a pitada de sal e programar 3 min. vel.5. Deixar arrefecer. Com as mãos enfarinhadas de maizena fazer pequenas bolas (tamanho de uma noz), espalmá-las um pouco e colocar num tabuleiro com papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido a 180º e deixar cozer durante 5 min. M...