Avançar para o conteúdo principal

Courgette redonda recheada com esparregado de grelos e queijo cheddar by Palavras que enchem a barriga

Uma forma original de servir os "verdes"!


Courgette redonda recheada com esparregado de grelos e queijo cheddar
by Palavras que enchem a barriga


A nutricionista recomenda:
Nestas receitas é importante definir claramente as quantidades para que saibam qual a quantidade máxima que podem utilizar se pretendem Cozinhar com menos G.A.S..

Assim, aproveitando esta excelente ideia de servir "os verdes" no prato, sugiro que adicionem no máximo 1 colher de sobremesa de azeite e 1 colher de café rasa de sal, que utilizem leite magro e quanto às azeitonas descaroçadas, podem ser umas 6. Em relação ao queijo para polvilhar, pode ir até uma colher de sopa rasa a dividir entre as 2 curgetes.
Esta receita, tendo em conta estas quantidades, fica pouco calórica e até enche bastante. Além disso, é rica em fibra e vitamina C e é fonte de ácido fólico. Saber mais sobre estas alegações aqui.

Para quem tem filhos, esta receita parace-me também uma boa ideia para levar as crianças para a cozinha para ajudarem, pois depois de feito o receheio, podem ser eles a encherem as curgetes e a polvilhar o queijo. Se pretenderem, susbtituam o queijo cheddar por mozzarella que tem um sabor menos forte. Ao envolvermos as crianças na preparação dos pratos pode ser mais fácil a sua adesão a experimentarem novos sabores.



Informação nutricional:

Dose de consumo de 180g - aprox. 65 kcal










Ingredientes:
(para duas pessoas)

Duas courgettes redondas;
200g de grelos congelados;
Quatro dentes de alho picados;
Uma pitada de sal;
Um fio de azeite;
Queijo cheddar q.b. para polvilhar;
Azeitonas (opcional);
50ml de leite.

Veja como fazer aqui

Comentários

  1. Muito obrigada por publicares a minha receita :) Cá em casa gostámos imenso, e é realmente uma forma diferente e original de comer mais vegetais :)

    Bom Domingo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Um excelente domingo também para vocês! Sempre com... menos G.A.S.! :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Wrap com Frango de Caril by Cook Addiction

Quem disse que um wrap não pode ser saudável? Wrap com Frango de Caril by Cook Addiction A nutricionista recomenda: Fazer wraps para levar para o almoço, quer seja no trabalho, na praia ou simplesmente porque está fora de casa, pode ser uma alternativa prática e saudável , principalmente se os wraps forem feitos também por si . Temperar os bifes de frango com uma colherzita de caril, além de lhes atribuir uma cor apelativa, dá sabor e sai-se da rotina do típico bife grelhado.  Além disso, esta receita incentiva o consumo de vegetais , eu até diria que acrescentar mais cenoura ralada ou milho pode também resultar muito bem! Tenha em atenção a quantidade de queijo para barrar que vai utilizar: são 2 colheres de sopa RASAS ! Não vale fazer uma "montanha"! :) Cada wrap deve rondar as 320/330 kcal , o que rondará 17% do Valor Diário de Referência para 2000kcal, um pouco abaixo do ideal para um almoço. Mas para quem estiver de dieta até pode ser um bo...

Lohikeitto (sopa de salmão finlandesa)

Esta sopa é um prato tradicional Finlandês e serve como refeição principal. Apesar de já ir há 3 anos para a Finlândia fazer o meu desporto favorito - Cross-country skiing - só este ano descobrimos esta delícia reconfortante num país tão frio. Foi por acaso no centro de Helsínquia enquanto fazíamos tempo para apanhar outro voo para Ivalo que espreitámos o menu de um restaurante e vimos que era dia de lohikeitto e o preço era em conta (coisa também menos habitual). Resolvemos experimentar! Adorámos e por isso já a fizémos cá! Aqui fica a receita. Ingredientes (para 4 pessoas): 400 g de lombos de salmão 1 cebola média 1 colher de sobremesa rasa de manteiga 1 colher de sobremesa de azeite 800 g de batata 200 ml de caldo de peixe cozido (caseiro, o meu foi de cabeça de cação) 200 ml de água 200 ml de natas light 1-2 colheres de sopa de endro picado (dill) Para quem gosta, dá para acrescentar: 1 cenoura Pimenta moída na hora Preparação: 1. Corte o salmão em cubo...

Biscoitos de Maizena, sem gluten e lactose

Eu amoooooo estes biscoitinhos brasileiros de maizena, que se desfazem na boca. Feitos de amido de milho, sem gluten e sem lactose, estes biscoitos têm de ser comidos a saborear sem pressas. O truque é: Trincar... Deixar desfazer na boca... Saborear... Repetir. A receita é simples... É claro que adaptei para ser mais saudável: 110 g açucar 1 pitada de fermento de padeiro 1 colher de café de fermento de bolos 1 ovo 80 g manteiga 250 g maizena Gotinhas de baunilha q.b. 1 pitada de sal Utilizei a Bimby... Colocar no copo o ovo e a manteiga (à temperatura ambiente) e programar 2min vel.4. Acrescentar o açúcar e programar 2min vel.5. Depois, adicionar a maizena, os fermentos, a baunilha e finalmente a pitada de sal e programar 3 min. vel.5. Deixar arrefecer. Com as mãos enfarinhadas de maizena fazer pequenas bolas (tamanho de uma noz), espalmá-las um pouco e colocar num tabuleiro com papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido a 180º e deixar cozer durante 5 min. M...