Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Puré de batata e beterraba

Inventar it's my middle name! 😅
Poderia ser um gelado... Ou não fossem as folhinhas de coentros a denunciar a ausência de açúcar! Quer dizer... Hoje há combinações para tudo!
Mas é apenas um puré de beterraba sem lactose e sem gluten e é ótimo!!! Melhor de tudo é que dá para miúdos e graúdos! Uma forma saudável, simples e criativa de se comer legumes! 


Fiz para todos cá de casa e antes de adicionar o sal tirei três pequenas porções para a baby Malu! 
Ora vamos lá! 
Ingredientes:
4 batatas médias 1 beterraba média  2 dentes de alho Meia cebola Azeite q. b.  Sal 1noz de manteiga (sem lactose, para ser mesmo uma receita com ausência de lactose) Água a cobrir metade dos legumes (utilizei a Bimby)
Preparação:
Descasquei as batatas e a beterraba e cortei tudo em pedaços. Levei a cozer com a cebola e alho em água a cobrir metade dos legumes. Na Bimby programei 21 min, temperatura varoma e velocidade 1. Quando acabou, adicionei o azeite e triturei tudo. Tirei as porções para a Malu e adici…

Panquecas de espelta, banana e avelãs

Mais umas panquecas fáceis de fazer e saudáveis que utilizo para a marmita do meu Jacinto, que as come simples sem adicionar mais nada. 
Faço várias... Uma pilha como se pode ver na foto! Claro que são mini panquecas para que sejam mais práticas de transportar. Para um lanche ele leva 4 ou 5.

A receita base é sempre a mesma, vou mudando o tipo de farinha e acrescento outros ingredientes. Desta vez foi farinha de espelta e avelãs. 
Ingredientes:
- 1 mão de avelãs  - 15 colheres de sopa de farinha de espelta - 1 colher de café de fermento  - 2 ovos - 1 banana - 1 chávena de leite magro 
Preparação:
Triturar as avelãs. Juntar a farinha de espelta, o fermento, os ovos, a banana e o leite. Bater tudo até obter o preparado em líquido.  Com uma concha de sopa pequena ir colocando as porções numa frigideira antiaderente. Virar apenas quando na superfície começarem a aparecer pequenas bolhas de ar. 
Depois de frias podem ser congeladas. Perfeitas para os lanchinhos intermédios dos miúdos!  Mu…

Salmão selvagem com endro

Esta receita leva-me ao saudosismo... Remete-me a uma viagem fantástica pelos EUA em excelente companhia...
Estávamos nós em 2011 em pleno Arizona no Grand Canyon a partilhar esta experiência com os amigos de longa data, Hélder e Estela!
Comer peixe para além do "fish and chips" nem sempre é fácil por aquele país e passar mais do que 2 ou 3 dias sem comer peixe para mim é ir à loucura, mas quando desfrutámos de um belo lombo de salmão temperado com esta fantástica erva aromática foi tão marcante que ainda hoje lembro do cheirinho que o prato exalava!
Bem... Até estou outra vez com água na boca!!!


A receita é super simples:
Sumo de limão
Alho
Endro fresco
Azeite
Lombos de salmão (eu utilizei do selvagem)

Misturar o sumo de limão com o alho picado, o endro e o azeite.
Regar sobre o salmão.
Levar ao forno (180°) até ficar dourado (mais ou menos assado conforme o gosto de cada um).

Simples e saudável! Acompanhei com rúcula da minha horta de varanda e com batatas cozidas.

Biberão de leite - quente ou frio?

Ui... Aqui foi sempre frio... Mas frio não é gelado... é à temperatura ambiente!
Sendo que é certo que agora no inverno a água fica mais fria... Ups... 



Pois é! Quis sempre ser prática e por isso não ia complicar a aquecer a água do leite artificial... Desde o primeiro mês que a pequena anda connosco de um lado para o outro e se tivesse de ter a logística de aquecer a água isso ia limitar-nos bastante. Por isso, leite ao natural é o que lhe ofereço.

Esta é a minha experiência... Pode não ser a melhor, mas tem corrido bem. Aliás, o meu sobrinho que está na Irlanda também foi criado assim, já tem quase 3 anos e está perfeito!!! 


O sal na alimentação das crianças - artigo Marketeer kids

Em Dezembro passado escrevi um artigo para a Marketeer kids onde abordei a questão do sal na alimentação das crianças.


Deixo aqui alguns pontos do mesmo que acho que devem ser destacados.

"A maioria dos nossos comportamentos alimentares resulta de milhões de anos de evolução e programação genética.  E, se por um lado, o sabor doce é inato e existe uma aversão natural ao sabor amargo, por outro lado, a preferência pelo salgado vai-se desenvolvendo a partir do segundo semestre de vida. O treino precoce do palato é, por isso, fundamental para que se formem hábitos alimentares saudáveis ao logo da vida. Este aspeto leva a que não se recomende a introdução do sal (e do açúcar de mesa) antes do primeiro ano de vida."


RECOMENDAÇÃO: máximo de 5g de sal por dia para crianças e adultos.
"Com a correria do dia-a-dia, e a cada vez menor disponibilidade, tempo ou vontade para cozinhar, os pais acabam muitas vezes por recorrer a produtos alimentares pré-preparados ou pré-cozinhados, …

Almôndegas vegetarianas de beringela e quinoa

Disseram-me que estas almôndegas eram deliciosas e eu não resisti e tive de experimentar!



Fiz inspirada no livro de receitas "Vegetariano em part-time", que é mesmo a minha onda. Não dispenso a carne e o peixe, mas adoro variar e comer mais vezes à base de vegetais... Uma espécie de flexitariana.


Voltemos às almôndegas...
A receita é simples e dá para cerca de 35 almôndegas!

100g de quinoa
1 cebola
2 dentes de alho
2 beringelas grandes
100g de pão ralado
50g queijo parmesão em lascas ou outro queijo qualquer
2 colheres de sopa bem cheias de pasta de azeitona ou 50g de azeitonas pretas descaroçadas
1 ovo
4 colheres de sopa de chia
1 mão de folhas de manjericão
Azeite
Sal

Para facilitar utilizei a Bimby como apoio, mas qualquer outro processador ou mesmo a varinha mágica servem.

Comecei por lavar e cozer a quinoa com 250ml de água.
Piquei a cebola (3s vel5) e coloquei numa frigideira a refogar com azeite.
Entretanto piquei o alho e a beringela (5s vel 5 e 6).
Juntei à frigidei…

Primeira papa - farinhas simples

As recomendações têm mudado ao longo dos anos, mas atualmente vão no sentido da não introdução de glúten antes dos 4 meses nem após os 12 meses (em 2016 foi publicado pela Sociedade Europeia de Nutrição Pediátrica (ESPGHAN) estas novas indicações).


Sabemos que o sabor doce é inato pelo que não se torna necessário treiná-lo. O que é, sim, importante é estimular precocemente o treino do paladar para sabores não doces. Este facto tem levado a que  cada vez mais se inicie a diversificação alimentar entre o 5º e o 6º mês com um caldo ou puré de legumes.

A minha pequena começou com papas não lácteas sem glúten, sendo que optei por comprar as farinhas simples de diferentes cereais. Pois assim tinha a certeza que não têm açúcar adicionado, nem outros ingredientes menos importantes.

Comprei farinha de milho, millet, quinoa, farinha de alfarroba e flocos de arroz.

Contudo, a experiência menos prática de lavar os grão de millet e quinoa, fizeram com que optasse depois por comprar as farinhas dos…

Quando passar os bebés para o próprio quarto?

Alguns pediatras, nomeadamente o Mário Cordeiro, recomendam que seja entre os 4 e os 6 meses.
Por aqui optou-se por ser logo aos 4 meses. 

O processo foi simples: 

Primeiro, trocámos o berço pequeno pelo grande ainda no nosso quarto. Assim ela habituou-se à nova cama durante uma semana. Depois passámos o berço definitivamente para o quarto dela. 
E voilá! Temos bebé independente! ☺️☺️☺️


Além disso, desde cedo que está habituada a adormecer sozinha. Mas temos um truque! Ela não passa sem um naná!!! 

Colocamo-la de lado, já que é a sua posição preferida para adormecer e damos-lhe um naná! E ali fica ela uns bons minutos a fazer festinhas ao “bichinho“ até dormir. Adora colocar à frente dos olhos e às vezes até em cima da cara. É assustador! Mas é como gosta... Depois vou lá e coloco de lado. 

Biscoitos de Maizena, sem gluten e lactose

Eu amoooooo estes biscoitinhos brasileiros de maizena, que se desfazem na boca.
Feitos de amido de milho, sem gluten e sem lactose, estes biscoitos têm de ser comidos a saborear sem pressas.
O truque é:
Trincar...
Deixar desfazer na boca...
Saborear...
Repetir.


A receita é simples... É claro que adaptei para ser mais saudável:
110 g açucar
1 pitada de fermento de padeiro
1 colher de café de fermento de bolos
1 ovo
80 g manteiga
250 g maizena
Gotinhas de baunilha q.b.
1 pitada de sal

Utilizei a Bimby...
Colocar no copo o ovo e a manteiga (à temperatura ambiente) e programar 2min vel.4.
Acrescentar o açúcar e programar 2min vel.5.
Depois, adicionar a maizena, os fermentos, a baunilha e finalmente a pitada de sal e programar 3 min. vel.5.
Deixar arrefecer.
Com as mãos enfarinhadas de maizena fazer pequenas bolas (tamanho de uma noz), espalmá-las um pouco e colocar num tabuleiro com papel vegetal.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º e deixar cozer durante 5 min. Mas atenção! É necessário i…

Scones de espelta

E se ontem foram panquecas, hoje foram scones... Saudáveis! Adoro o fim de semana para ter tempo para estas coisas deliciosas!!!

A espelta é um tipo de trigo com diferentes vitaminas e minerais, ideal para ir variando a alimentação. Não nos podemos esquecer que essa é uma das premissas da alimentação saudável!


A receita:
150g farinha integral de espelta
100g de farinha trigo
30g de açúcar
40g de manteiga
1/2 colher de café de sal
2 colheres de fermento
1 ovo

Juntei tudo no processador e depois de alguns segundos já tinha a massa pronta.
Retirei porções com a espátula e coloquei num tabuleiro com folha de papel vegetal. Foi ao forno por 15 minutos (já previamente aquecido) e servi quentinhos.


Panquecas de aveia, banana e alfarroba

Hoje foi dia de PANQUECAS saudáveis... com mel... acompanhadas de uma infusão de várias ervas e cafézinho para terminar.


Adoro estas panquecas super fáceis de fazer! Hoje inovei e coloquei um pouco de alfarroba e resultou muito bem!

Vamos à receita:
- 15 colheres de sopa de flocos de aveia
- 1 colher de sopa de farinha de alfarroba
- 2 ovos
- 1 banana
- 1 chávena de leite magro (desta vez utilizei bebida de aveia - atenção à escolha destas bebidas!!! Escolham sem adição de açúcar.)


Comecei por triturar os flocos de aveia. 
De seguida juntei todos os outros ingredientes no processador e triturei/envolvi mais uns segundos. 
Com uma mini-concha retirei o preparado e coloquei numa frigideira antiaderente bem quente (mas sem adição de qualquer tipo de gordura). 
Uns segundos de um lado e quando começa a fazer "bolhinhas" pode-se virar com uma espátula. 
Mais uns segundos do outro lado e está pronta! 
Repete-se o processo até acabar o preparado líquido.

Diversificação Alimentar - como e quando começar?

Pois é... Não existe uma regra fixa e cada pediatra tem o seu método.

Há uns que dizem primeiro a papa e outros a sopa... cada um tem os seus prós e contras... mas no final corre tudo bem!

Eu gostei muito da estratégia do pediatra da minha filha, que aliás já era do meu filho do coração.

Aos 4 meses iniciámos a introdução de alimentos!

Genericamente, a introdução consistiu em:
primeira semana - iniciámos com as papas como complemento do biberão da hora de almoço. (Era mais o desperdício do que o que comia...)segunda semana - 100 ml de papa + 120ml de leite ao almoço.terceira semana - introduzimos a sopa ao almoço (+ 120ml de leite) e a papa (+ 120ml de leite) passou para o jantar.quarta semana - introduzimos a fruta a seguir à sopa, passámos a papa para o lanche e ao jantar fizemos também sopa e fruta. Mantivémos os 120ml de leite em cada refeição. E porque é que eu gostei? Primeiro porque ela habitou-se rapidamente a este esquema e, segundo, porque o facto de ter sopa e fruta em separ…

Qual a melhor água para os bebés?

Era uma pergunta que fazia vezes sem conta...
E a resposta para mim foi... variar e qualquer uma desde que tenha baixo teor de sódio. Porque não é fácil... procurar as que têm baixa mineralização, baixo fluor, baixo nitratos, baixo, baixo, baixo...
Ora, resolvi resumir isto a: vamos utilizar diferentes àguas e sempre com o minímo teor de sódio. Entre os 4 e os 6 mg/l. 
Sódio = Sal... e para quem acompanha este blog sabe o quanto eu abomino o sal... por isso para mim este é o ponto fulcral! Reduzir o SAL!
Agora, sim, vamos ter de ler as letras minúsculas e procurar os teores de sódio.
Eu utilizei a Fastio, Serra da Estrela, Vitalis e Luso. 

Em relação à água da torneira, é uma opção. No meu caso só utilizei quando iniciei as papas e as sopas porque entretanto fervia durante a confeção. Mas pode-se ferver a água e guardar em garrafas e ir utilizando. 
Confesso, foi por preguiça que não fiz isto nos primeiros meses! ups...

Gravidez, bebés e gatos... Sim ou não?

Aqui em casa foi sim desde a gravidez!
O Cacau chegou cá a casa pela mão de uma das irmãs da minha princesa. Foi encontrado abandonado e cheio de medo. Depois de tratarmos dele ficámos todos tão apaixonados que já não conseguimos deixá-lo, mesmo sabendo que o meu filho do coração poderia ter crises de alergia... E teve! Mas... Passaram e hoje são grandes amigos! 
Durante a gravidez também não o ia abandonar e... mal de quem o faz!!!
O Cacau vive num apartamento e só come ração, ora, a probabilidade de me transmitir toxoplasmose é "menos infinito".  É claro que as regras de higiene têm de ser cumpridas. Por isso, relaxem as grávidas que estão nas mesmas condições e desfrutem dos vossos bichanos! 
Quando a bebé nasceu e chegámos a casa o Cacau estava apavorado! Tinha medo de chegar perto! Mas depois de investigar passou a acompanhar o crescimento da pequena e dou com os dois a olharem muitas vezes um para o outro.  Vá... Confesso que as vezes tenho receio que ele queira brinc…

O que comer durante a amamentação?

Tudo! Eu comi de tudo!  Leguminosas e couves incluídas! 
É um mito achar que isso vai causar cólicas aos bebés. 
Faço minhas as palavras da nutricionista Manuela Cardoso da Maternidade Alfredo da Costa:
"Cólicas intestinais resultam da distensão do intestino por formação de gases, que por sua vez têm origem na acção da microflora sobre a fibra alimentar. A microflora difere de pessoa para pessoa, assim como a tolerância às leguminosas. De qualquer forma, uma vez que a fibra não é digerida e por isso não entra em circulação, não poderá estar presente no leite. As cólicas dos bebés resultam da adaptação do seu intestino ao meio extra-uterino e, se dependessem da alimentação das suas mães, crianças alimentadas com fórmulas nunca teriam cólicas!"



Este e outros mitos podem ser consultados no documento divulgado pela Associação Portuguesa de Nutrição.
Como disse, eu comi de TUDO e a minha bebé não teve nenhuma cólica! É sorte, eu sei! :)




Os únicos alimentos que deveria ter evitado, segun…

Dieta Mediterrânica

Neste dia mundial da alimentação é importante destacar uma dieta que é um modo de vida!
A Dieta Mediterrânica foi, em 2013, inscrita na lista do Património Imaterial da UNESCO.

É importante ressaltar que "o Mediterrâneo é um modo de ver, pensar e agir, um modelo de vida comunitária" e que "esta cozinha não é um regime alimentar, é um modo de vida".


Vezes sem conta que cumpro à risca este que é um padrão exemplar de uma alimentação equilibrada.

Os 10 mandamentos:

1. Utilize confeções simples que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas

2. Faça um elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de alimentos de origem animal (lembre-se que mais de metade da Roda dos Alimentos é de origem vegetal)

3. Consuma com mais frequência pescado em vez de carnes vermelhas

4. Prefira pão e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosos

5. Consuma produtos vegetais produzidos localmente, fresco…

Filhos de nutricionista e alimentação... saudável

Ser filho de nutricionista nem sempre é fácil!

Para já, que o diga o meu filho de coração que teve de mudar radicalmente os seus hábitos aos 7 anos de idade!!

As regras cá de casa:

Acabaram-se os refrigerantes em casa, os “suminhos“ de pacote ou néctares. Deixamos isso para o fim de semana (num dos almoços) e aí pode escolher o que quiser. Se quiser uma cola, que seja!

Também se acabaram os douradinhos e a monotonia alimentar (bife e massa, peixe e arroz branco e sopa SÓ laranja e passada).

Isso de fazer comida diferente para filhos e pais passou a ser uma conversa do passado.

Como a minha mãe dizia: "Se não gosta, come para gostar; se gosta, come porque gosta." E ainda acrescentava: "come pouco, mas come." E foi assim que fui criada e é assim que quero criar os meus filhos.
Mas há mais...

Ainda lutamos todos os dias para comer a salada (não a quantidade que eu gostaria) ou para simplesmente experimentar uma nova fruta ou legume. Mas eu não desisto para o bem da s…

Sushi durante a gravidez, sim ou não?

Para mim foi sim!

Agora há cuidados a ter, principalmente se for de restaurante...

1° escolher um restaurante de confiança que tenha bastante saída. Assim garantimos que o peixe não fica em stock demasiado tempo e não se deteriora. Evitamos uma intoxicação alimentar indesejada! 2° questionar se eles congelam o peixe antes. O que nem sempre é fácil que eles entendam porque é que estamos a questionar. Desta forma evitamos a contaminação pelo anisakis, que é um parasita que morre a temperaturas negativas.

Em casa...
É comprar peixe fresco e congelar ou comprar já congelado e fazer sempre a descongelação no frigorífico.


De resto o peixinho faz bem durante a gravidez porque é rico em ómega 3, uma gordura boa que faz bem ao nosso cérebro e ao desenvolvimento do cérebro do bebé. Entre outros benefícios, está claro!

As algas também são ótimas porque são fonte de iodo e como sabemos o iodo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Mais um ponto a favor do sushi!

Mas não há bela sem senão! O deli…

Gravidez

Durante a gravidez não li quase nada e nem frequentei cursos de preparação para o parto. 

Se fiz bem? Não sei! 

Mas deu para não stressar com nada. 😁 

É certo que o meu marido já não era pai de primeira viagem, o que de certa forma ajudou bastante a descomplicar.

Preferi ir trocando ideias com quem já tinha sido mãe ou com quem estava também grávida e que ia lendo e frequentando esses cursos.

Confesso que passei uma gravidez santa, com exceção do segundo mês que tive de estar de repouso. De resto nem um enjoo, cólicas, dores, nada de insónias... 
Dormia tão bem que acordava de barriga para cima, mesmo no terceiro trimestre de gravidez, e aí sim... Panicava! Porque infelizmente tinha lido que quando a grávida dorme de barriga para cima o peso do bebé e o do útero pressionam os vasos sanguíneos, podendo restringir o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o bebé. 

A melhor posição para dormir enquanto grávida é de lado e para a esquerda... mas e fazer isto enquanto se dorme? Pois é... até almofadas…

Massa com pesto de folhas de rabanetes e tomate seco by Cozinhar com Menos GAS

Quem disse que as folhas de rabanetes não se aproveitam?

Uh lala! Simples, rápido e com redução do desperdício! Perfect! Experimente e diga de sua justiça! Cá por casa todos adoraram!



Ingredientes:
Massa cozida (100g)
Tomate seco q.b.
25g cogumelos laminados
30g de rama de rabanetes
10 de amêndoas torradas
10g de cajús torrados
10g queijo parmesão ralado
1 dente de alho
1 colher se chá de azeite

Triture as amêndoas e os cajus, com o alho e o azeite. Junte o queijo parmesão, a rama de rabanete e e volte a triturar tudo. Não adicione sal, pois o queijo parmesão já é bem salgado. Envolva com a massa e saboreie este prato ótimo para os dias quentes que se fazem sentir!