Avançar para o conteúdo principal

Comprar com menos GAS




SAIBA COMO COMPRAR ALIMENTOS COM MENOS GORDURAS, AÇÚCAR E SAL.


Vai às compras e não sabe se está a fazer uma boa opção? Acha que palavras como light, soja, digestiva, podem ser a solução? Não se deixe enganar e confirma com as cores do Semáforo Nutricional!



O que é o Semáforo Nutricional?
É uma representação gráfica com cores semelhantes às do semáforo de trânsito que foi inicialmente desenvolvido pela Food Standards Agency.
Permite saber se o alimento tem muito ou pouco dos seguintes quatro nutrientes: gordura, gordura saturada, açúcar e sal.
Quando consumidos em excesso, estes nutrientes aumentam o risco de doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, diabetes, hipertensão, cancro, etc.


Quais os critérios?
Consulte a tabela nutricional por 100g de produto e verifique em que cor se  irá "encaixar" o valor de cada nutriente.




O blog da DGS Nutrimento tem uma versão para impressão que pode fazer o download aqui.


O que significam as cores?
Se os nutrientes estiverem representados a
VERMELHO - significa que terá uma elevada quantidade desse mesmo nutriente
AMARELO - significa que terá uma quantidade média
VERDE - significa que a quantidade do nutriente será baixa.


Se pretender ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, deverá escolher com maior frequência os alimentos com mais nutrientes a verde e laranja do que a vermelho.

Se quiser saber mais sobre este sistema, que existe desde 2007, e que recentemente (Junho 2013) sofreu uma atualização, consulte o guia original.

o

LIGHT

O que é?

Um produto light teve uma redução de pelo menos 30% em pelo menos um dos seus nutrientes (no caso do sal será só de 25%) face a um produto semelhante.

Light é uma alegação nutricional legislada pela Rectificação ao Regulamento (CE) n.o 1924/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Dezembro de 2006.

Não significa que não tem calorias, nem que será magro! Veja por exemplo as batatas fritas light que continuam a ter muita gordura e nem por isso contribuem para uma alimentação saudável.

Assim, desengane-se aquele que acha que um produto light vai ser a solução para o seu emagrecimento...

Ler os rótulos, principalmente a informação nutricional, é fundamental!!!


Atualizado a 08/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lohikeitto (sopa de salmão finlandesa)

Esta sopa é um prato tradicional Finlandês e serve como refeição principal. Apesar de já ir há 3 anos para a Finlândia fazer o meu desporto favorito - Cross-country skiing - só este ano descobrimos esta delícia reconfortante num país tão frio. Foi por acaso no centro de Helsínquia enquanto fazíamos tempo para apanhar outro voo para Ivalo que espreitámos o menu de um restaurante e vimos que era dia de lohikeitto e o preço era em conta (coisa também menos habitual). Resolvemos experimentar! Adorámos e por isso já a fizémos cá! Aqui fica a receita. Ingredientes (para 4 pessoas): 400 g de lombos de salmão 1 cebola média 1 colher de sobremesa rasa de manteiga 1 colher de sobremesa de azeite 800 g de batata 200 ml de caldo de peixe cozido (caseiro, o meu foi de cabeça de cação) 200 ml de água 200 ml de natas light 1-2 colheres de sopa de endro picado (dill) Para quem gosta, dá para acrescentar: 1 cenoura Pimenta moída na hora Preparação: 1. Corte o salmão em cubo

Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS

Um bolo "light" em alternativa ao bolo de requeijão e chocolate!  Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS A nutricionista recomenda: Acho que cortei uma fatia demasiado grande... ficou só para a foto, pois não consegui acabá-la! Sim... Não devemos abusar!  Apesar de esta receita ter sido uma adaptação de uma receita de bolo de requeijão e chocolate que tinha do livro de receitas da minha avó, poderia ainda ter feito pelo menos mais uma melhoria: utilizar frutose em vez de açúcar ... mas não tinha em casa.    Ainda assim, mudei uma série de coisas: Troquei o chocolate pela alfarroba Reduzi para apenas meia chávena a quantidade de óleo Uma das chávenas de farinha foi de farinha integral Utilizei requeijão light em vez de normal Em vez de duas chávenas de açúcar coloquei uma e meia Consegui uma receita de um bolo delicioso com menos algumas calorias ! Num próximo pos

Creme de beterraba para bebés e não só!!!

Uma sopa simples, saudável e deliciosa perfeita para toda a família, incluído para bebés nesta fase de diversificação alimentar. Este creme fica com uma cor maravilhosa e para aqueles que acham que terá "sabor a terra" (sabor característico da beterraba) fiquem a saber que nem se sente! E olhem que cá em casa tenho um pequeno rapaz super esquisito com a comida e esta sopa ele gostou! Vamos ao que interessa...  Ingredientes (para cerca de 5 sopas de adulto e 3 de bebé)  1 beterraba  1 curgete sem casca 1 batata doce laranja 2 cenouras  Meio nabo 2 dentes de alho Azeite q.b.  Água para cobrir os legumes creme balsâmico - não coloquei na de bebé A preparação é básica: na panela de pressão para reduzir as perdas de vitaminas e o tempo de confeção (que reduz também o gasto de gás ou energético) .  Depois triturar tudo e regar com um fio de azeite.  No empratamento do creme de beterraba para os crescidos, incluindo o meu jovem rapaz, colo