Avançar para o conteúdo principal

Viver com menos GAS


Cozinhar com menos Gorduras, Açúcar e Sal é muito importante para a promoção da saúde e prevenção de várias doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cancro.


Contudo, não chega... 






ALIMENTAÇÃO


Quantas calorias devo consumir por dia?


O Valor Energético Total (VET) que devemos ingerir por dia varia tendo em conta diferentes fatores, nomeadamente a idade, o sexo, as medidas antropométricas (peso e altura), o nível de atividade física, o estado de saúde, entre outros. Cada pessoa tem, por isso, necessidades diferentes.


De uma forma geral, assume-se o valor de 2000 kcal para a população adulta em geral [tanto é que é o valor que se pode encontrar nos rótulos dos alimentos, estando os mesmos legislados (Regulamento nº1169/2011)]

Se distribuirmos as refeições ao longo do dia, o valor energético deverá ser distribuído, mais ou menos, da seguinte forma:


Mas atenção! Estes valores assumem que a pessoa não tenha um estilo de vida sedentário!!! É o seu caso? Hum... Se não for assim, deverá consumir menos calorias diariamente, por exemplo, rondar as 1800 kcal, mas nada como uma avaliação individualizada para saber as suas reais necessidades. Consulte um nutricionista!


Porquê comer de 3 em 3 horas?

As refeições deverão ser distribuídas ao longo do dia, para que não fique mais de 3 horas sem comer
Estados de privação de alimentos tornam o metabolismo mais lento, entrando o mesmo em "modo poupança" de forma a assegurar que o organismo terá uma quantidade suficiente de energia por um longo período de tempo. Quanto mais poupar mais vai armazenar... mais vai engordar!


Faça do prato ideal o seu prato!

Inspire-se no Prato Ideal para que não abuse das quantidades que vai consumir. 
Quando servir o seu prato nas principais refeições deve ter como referência a seguinte imagem, sendo que se a cumprir, provavelmente, não estará a abusar. 
Ah, mas não vale "empilhar" a comida! J

Faça do prato ideal o seu prato!

o

Se eu for vegetariano (a)?


Proteínas animais vs vegetais

As proteínas são compostas por aminoácidos, sendo que existem alguns aminoácidos que são considerados essenciais, ou seja, que o nosso organismo não consegue produzir, tendo que os obter através da alimentação.

As proteínas de origem animal têm todos os aminoácidos essenciais enquanto que as proteínas de origem vegetal são incompletas. Assim, a combinação entre vários tipos de  vegetais pode ser interessante para que se consiga obter uma proteína completa.

Exemplos de combinações ideais:
  • Leguminosas com cereais (ex: feijão com arroz ou ervilhas com bulgur)
  • Cereais e latícinios (ex: salada com massa e queijo)
  • Leguminosas e sementes (ex: grão-de-bico e sementes de sésamo)
  • Leguminosas e frutos oleaginosos (ex: lentilhas com pinhões)

Não é necessário fazer a combinação exata destas fontes numa só refeição, contudo, devem ser consumidas no mesmo dia(American Dietetic Association, 1997) 

No caso das crianças, grávidas e aleitantes vegetarianas devem planear corretamente a sua dieta para que esta combinação de aminoácidos ocorra todos os dias. (Krause, 2008)




Atualizado a 08/2014.

Comentários

  1. Parabéns pelas excelentes partilhas do blog!
    Este é um tema que me é muito querido e também eu faço questão de o ir abordando no meu cantigo dos aromas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Lohikeitto (sopa de salmão finlandesa)

Esta sopa é um prato tradicional Finlandês e serve como refeição principal. Apesar de já ir há 3 anos para a Finlândia fazer o meu desporto favorito - Cross-country skiing - só este ano descobrimos esta delícia reconfortante num país tão frio. Foi por acaso no centro de Helsínquia enquanto fazíamos tempo para apanhar outro voo para Ivalo que espreitámos o menu de um restaurante e vimos que era dia de lohikeitto e o preço era em conta (coisa também menos habitual). Resolvemos experimentar! Adorámos e por isso já a fizémos cá! Aqui fica a receita. Ingredientes (para 4 pessoas): 400 g de lombos de salmão 1 cebola média 1 colher de sobremesa rasa de manteiga 1 colher de sobremesa de azeite 800 g de batata 200 ml de caldo de peixe cozido (caseiro, o meu foi de cabeça de cação) 200 ml de água 200 ml de natas light 1-2 colheres de sopa de endro picado (dill) Para quem gosta, dá para acrescentar: 1 cenoura Pimenta moída na hora Preparação: 1. Corte o salmão em cubo

Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS

Um bolo "light" em alternativa ao bolo de requeijão e chocolate!  Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS A nutricionista recomenda: Acho que cortei uma fatia demasiado grande... ficou só para a foto, pois não consegui acabá-la! Sim... Não devemos abusar!  Apesar de esta receita ter sido uma adaptação de uma receita de bolo de requeijão e chocolate que tinha do livro de receitas da minha avó, poderia ainda ter feito pelo menos mais uma melhoria: utilizar frutose em vez de açúcar ... mas não tinha em casa.    Ainda assim, mudei uma série de coisas: Troquei o chocolate pela alfarroba Reduzi para apenas meia chávena a quantidade de óleo Uma das chávenas de farinha foi de farinha integral Utilizei requeijão light em vez de normal Em vez de duas chávenas de açúcar coloquei uma e meia Consegui uma receita de um bolo delicioso com menos algumas calorias ! Num próximo pos

Creme de beterraba para bebés e não só!!!

Uma sopa simples, saudável e deliciosa perfeita para toda a família, incluído para bebés nesta fase de diversificação alimentar. Este creme fica com uma cor maravilhosa e para aqueles que acham que terá "sabor a terra" (sabor característico da beterraba) fiquem a saber que nem se sente! E olhem que cá em casa tenho um pequeno rapaz super esquisito com a comida e esta sopa ele gostou! Vamos ao que interessa...  Ingredientes (para cerca de 5 sopas de adulto e 3 de bebé)  1 beterraba  1 curgete sem casca 1 batata doce laranja 2 cenouras  Meio nabo 2 dentes de alho Azeite q.b.  Água para cobrir os legumes creme balsâmico - não coloquei na de bebé A preparação é básica: na panela de pressão para reduzir as perdas de vitaminas e o tempo de confeção (que reduz também o gasto de gás ou energético) .  Depois triturar tudo e regar com um fio de azeite.  No empratamento do creme de beterraba para os crescidos, incluindo o meu jovem rapaz, colo