Avançar para o conteúdo principal

G.A.S.

Gorduras. Açúcar. Sal.


GORDURAS

As gorduras não são todas iguais!


De uma forma simplista, podem classificar-se em:

“boas” – as insaturadas (mono e polinsaturas, onde se inclui o ómega 3). Estas gorduras são consideradas preventivas, pois contribuem para a prevenção das doenças cardiovasculares. São fornecidas pelo azeite, óleos vegetais, frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs…), sementes (girassol, abóbora, linhaça, sésamo…) e pescado. Os alimentos ricos em gordura também são uma fonte de vitaminas específicas onde se incluem as vitaminas A, D, E e K.


“más” - as saturadas e as “trans” ou hidrogenadas. Estas gorduras elevam o colesterol LDL (“mau colesterol”), responsável por diversas doenças cardiovasculares. As gorduras saturadas podem ser encontradas maioritariamente nos alimentos de origem animal, como no leite e derivados, na carne de porco e vaca e nos seus derivados. No caso das gorduras hidrogenadas podem ser encontradas nos produtos industrializados tais como certas bolachas, gelados e produtos de charcutaria. A leitura atenta do rótulo é essencial.

TOME NOTA: A gordura em excesso (independentemente do tipo) por ser muito calórica, pode contribuir para o aumento de peso e obesidade. Controle o seu consumo.




AÇÚCAR

O açúcar é um tipo de hidrato de carbono simples, ou seja, é facilmente absorvido pelo organismo, sendo, por isso, uma fonte de energia rapidamente disponível (mas de curta duração).

O açúcar simples também é designado de açúcar de mesa. Pode ser adicionado a refrigerantes, produtos de pastelaria e confeitaria, rebuçados, gomas, chocolates, sobremesas doces, compotas, etc.

O consumo excessivo deste tipo de hidrato de carbono pode contribuir para o aparecimento de cárie dentária, diabetes e obesidade. Controle o seu consumo.



SAL

Sal = Cloreto de sódio


Tanto o sódio como o cloreto são minerais essenciais ao normal funcionamento do organismo. No entanto, o seu consumo excessivo está relacionado com o aparecimento/agravamento da hipertensão arterial, das doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro, como o do estômago. Controle o seu consumo.

TOME NOTA: 
  • Em 2015, mais de 36% dos portugueses sofria de hipertensão. 
  • Consumo de sal médio dos portugueses: 10,7 gramas por dia.
  • Consumir metade do sal evitaria 6000 mortes por ano em Portugal.

A Organização Mundial de Saúde recomenda um máximo de 5 gramas diários de sal, ou seja, cerca uma colher de chá de sal por dia!


Ver mais sobre o estudo PHYSA da Sociedade Portuguesa de Hipertensão  e o Inquérito Nacional de 2015 
Mais informações no site do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável


Atualizado a 08/2018

Mensagens populares deste blogue

Lohikeitto (sopa de salmão finlandesa)

Esta sopa é um prato tradicional Finlandês e serve como refeição principal. Apesar de já ir há 3 anos para a Finlândia fazer o meu desporto favorito - Cross-country skiing - só este ano descobrimos esta delícia reconfortante num país tão frio. Foi por acaso no centro de Helsínquia enquanto fazíamos tempo para apanhar outro voo para Ivalo que espreitámos o menu de um restaurante e vimos que era dia de lohikeitto e o preço era em conta (coisa também menos habitual). Resolvemos experimentar! Adorámos e por isso já a fizémos cá! Aqui fica a receita. Ingredientes (para 4 pessoas): 400 g de lombos de salmão 1 cebola média 1 colher de sobremesa rasa de manteiga 1 colher de sobremesa de azeite 800 g de batata 200 ml de caldo de peixe cozido (caseiro, o meu foi de cabeça de cação) 200 ml de água 200 ml de natas light 1-2 colheres de sopa de endro picado (dill) Para quem gosta, dá para acrescentar: 1 cenoura Pimenta moída na hora Preparação: 1. Corte o salmão em cubo

Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS

Um bolo "light" em alternativa ao bolo de requeijão e chocolate!  Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS A nutricionista recomenda: Acho que cortei uma fatia demasiado grande... ficou só para a foto, pois não consegui acabá-la! Sim... Não devemos abusar!  Apesar de esta receita ter sido uma adaptação de uma receita de bolo de requeijão e chocolate que tinha do livro de receitas da minha avó, poderia ainda ter feito pelo menos mais uma melhoria: utilizar frutose em vez de açúcar ... mas não tinha em casa.    Ainda assim, mudei uma série de coisas: Troquei o chocolate pela alfarroba Reduzi para apenas meia chávena a quantidade de óleo Uma das chávenas de farinha foi de farinha integral Utilizei requeijão light em vez de normal Em vez de duas chávenas de açúcar coloquei uma e meia Consegui uma receita de um bolo delicioso com menos algumas calorias ! Num próximo pos

Creme de beterraba para bebés e não só!!!

Uma sopa simples, saudável e deliciosa perfeita para toda a família, incluído para bebés nesta fase de diversificação alimentar. Este creme fica com uma cor maravilhosa e para aqueles que acham que terá "sabor a terra" (sabor característico da beterraba) fiquem a saber que nem se sente! E olhem que cá em casa tenho um pequeno rapaz super esquisito com a comida e esta sopa ele gostou! Vamos ao que interessa...  Ingredientes (para cerca de 5 sopas de adulto e 3 de bebé)  1 beterraba  1 curgete sem casca 1 batata doce laranja 2 cenouras  Meio nabo 2 dentes de alho Azeite q.b.  Água para cobrir os legumes creme balsâmico - não coloquei na de bebé A preparação é básica: na panela de pressão para reduzir as perdas de vitaminas e o tempo de confeção (que reduz também o gasto de gás ou energético) .  Depois triturar tudo e regar com um fio de azeite.  No empratamento do creme de beterraba para os crescidos, incluindo o meu jovem rapaz, colo