Avançar para o conteúdo principal

Anona



A anona é constituída por cerca de 80% de água, portanto o seu valor calórico não é alto (cerca de 75kcal por 100g).
Tem um alto teor em fibra, 2,4g por 100g, o que poderá a ajudar no combate à obstipação.

Além disso, é ainda fonte de vitamina C.
Esta vitamina é muito importante para o nosso organismo, sendo que desenpenha uma série de funções no mesmo. As mais conhecidas serão o reforço do sistema imunitário e o facto de ser antioxidante (protegendo as células contra as oxidações indesejáveis), contudo a lista abaixo apresenta uma série de outras funções, nomeadamente:

  • participa na formação de colagénio para funcionamento normal dos vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, gengivas, pele e dentes
  • contribui para o metabolismo produtor de energia
  • funcionamento do sistema nervoso
  • atua ao nível da função psicológica
  • contribui para a regeneração da forma reduzida da vitamina E
  • aumenta a absorção de ferro pelo organismo
Além destas, sabia que a vitamina C contribui para a redução do cansaço e da fadiga e para manter o normal funcionamento do sistema imunitário durante e após exercício físico intenso?

Fique também a par que todas estas informações são consideradas alegações de saúde possíveis de se fazerem sempre que um alimento é fonte de vitamina C. Pode consultar os critérios e legislação aqui.


Na compra...

Por vezes a dificuldade está na compra, pois se comprar demasiado verde ou demasiado madura quando consumir não vai gostar. É necessário consumir no ponto certo, e isso, infelizmente, ás vezes só se consegue após algumas tentativas. L
É preferível que no momento da compra opte por anonas mais firmes e consistentes, sendo que depois deverá deixar cerca de 2 dias a amadurecer para estar pronta para consumo. Se deixar passar muitos mais dias vai ficar muito madura e não vai gostar do seu sabor.

Mas não deixe de experimentar! Eu a-do-roooo!!! J

Comentários

  1. Boa noite, fiquei na dúvida, nao conheço o fruto, queria perceber se se come cru, cozido, assado, se pudesse dar me umas dicas agradecia (;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Come-se cru (se quiser utilizar em preparados também pode, mas é pouco habitual porque tem muitos caroços). Normalmente parte-se a meio e com uma colher de chá vai-se comendo a polpa e retirando os caroço na boca. Não pode comprar muito maduro/mole pois o sabor já não é muito agradável. Há outro fruto da mesma família que é chamado de "fruta pinha". Espero ter ajudado. Bjos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Overnight oats by Oui Oui Saudável

x + n ideias saborosas de overnight oats!

A nutricionista recomenda: Já vimos em posts anteriores os benefícios da fibra, da mistura de várias sementes e das sementes de chia.
Mas não podia deixar de falar dos overnight oats da Oui oui saudável, pois têm sempre chia e são uma excelente forma de ingerir uma boa quantidade de fibra proveniente não só desta semente como da fruta, dos cereais integrais que normalmente adiciona, dos frutos secos, etc.

As possibilidades são muitas e pode fazer as combinações que mais gostar! Pode ser um bom pequeno-almoço, um lanche ou até uma ceia.

Fica só a sugestão de que nos casos em que utilizar iogurte opte por iogurte de aromas magro, pois mesmo o iogurte grego light não chega a ser magro. Veja aqui a definição de light. E utilize leite magro.

Ah! E beba sempre muita água! Já sabe, o aporte elevado de fibra implica que faça também uma boa ingestão de água. Saiba mais aqui.

Informação Nutricional
Tendo em conta os seguintes ingredientes e quantidades:

1…

Gravidez

Durante a gravidez não li quase nada e nem frequentei cursos de preparação para o parto. 

Se fiz bem? Não sei! 

Mas deu para não stressar com nada. 😁 

É certo que o meu marido já não era pai de primeira viagem, o que de certa forma ajudou bastante a descomplicar.

Preferi ir trocando ideias com quem já tinha sido mãe ou com quem estava também grávida e que ia lendo e frequentando esses cursos.

Confesso que passei uma gravidez santa, com exceção do segundo mês que tive de estar de repouso. De resto nem um enjoo, cólicas, dores, nada de insónias... 
Dormia tão bem que acordava de barriga para cima, mesmo no terceiro trimestre de gravidez, e aí sim... Panicava! Porque infelizmente tinha lido que quando a grávida dorme de barriga para cima o peso do bebé e o do útero pressionam os vasos sanguíneos, podendo restringir o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o bebé. 

A melhor posição para dormir enquanto grávida é de lado e para a esquerda... mas e fazer isto enquanto se dorme? Pois é... até almofadas…

Filhos de nutricionista e alimentação... saudável

Ser filho de nutricionista nem sempre é fácil!

Para já, que o diga o meu filho de coração que teve de mudar radicalmente os seus hábitos aos 7 anos de idade!!

As regras cá de casa:

Acabaram-se os refrigerantes em casa, os “suminhos“ de pacote ou néctares. Deixamos isso para o fim de semana (num dos almoços) e aí pode escolher o que quiser. Se quiser uma cola, que seja!

Também se acabaram os douradinhos e a monotonia alimentar (bife e massa, peixe e arroz branco e sopa SÓ laranja e passada).

Isso de fazer comida diferente para filhos e pais passou a ser uma conversa do passado.

Como a minha mãe dizia: "Se não gosta, come para gostar; se gosta, come porque gosta." E ainda acrescentava: "come pouco, mas come." E foi assim que fui criada e é assim que quero criar os meus filhos.
Mas há mais...

Ainda lutamos todos os dias para comer a salada (não a quantidade que eu gostaria) ou para simplesmente experimentar uma nova fruta ou legume. Mas eu não desisto para o bem da s…