2014 - Ano europeu contra o desperdício alimentar

Reaproveite e poupe! Evite o desperdício alimentar!



Imagem de DECO


Como é sabido, Portugal está a atravessar uma crise económica e social, onde imperam os baixos rendimentos e o desemprego atinge uma taxa de 15,6% (Dados INE, 3º trimestre 2013).

Contudo, a par desta situação, estima-se que cada habitante português esteja a desperdiçar cerca de 97kg de alimentos por ano, sendo que 31% provém do consumo em casa!

Num dos poucos estudos portugueses, o estudo PERDA, concluiu-se que nas famílias portuguesas existe uma diversidade de causas interdependentes para o desperdício, sendo que se sabe que existe um mau reaproveitamento de sobras, não existe um planeamento do que se vai consumir e uma gestão ineficiente do stock dos alimentos que se tem em casa, além disso, nas famílias com filhos o desperdício é maior pois está-se à mercê das alterações “dos apetites das crianças”, entre muitas outras situações que são facilmente contornáveis e que não iriam contribuir para o milhão de toneladas de alimentos que anualmente são desperdiçados em Portugal.

No cenário atual, este é um tema de tal ordem pertinente que o Parlamento Europeu definiu o ano de 2014 como o “European year against food waste” (Ano europeu contra o desperdício alimentar)


Saiba mais sobre o estudo PERDA aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário