Fibra - como ingerir mais fibra?


Fibra
Linhaça moída, sementes de chia, flocos de aveia e sementes de linhaça


A nutricionista recomenda: A obstipação, ou prisão de ventre, é algo que afeta muitos de nós. Contudo, é importante clarificar que só é diagnosticada como patologia se as evacuações forem menos de 3 vezes por semana.

O estilo de vida é um dos fatores determinantes para o mau funcionamento dos intestinos, nomeadamente a pouca ingestão de alimentos ricos em fibra e de líquidos, a falta de exercício físico (é verdade!!!) e o uso excessivo de laxantes. A gravidez e algumas patologias também podem levar à prisão de ventre.

Assim, de forma a contornar este problema deixo aqui uma mistura de diferentes tipos fibra que podem ser úteis para melhorar a obstipação. Mas ATENÇÃO, o aumento de fibra tem de ser feito em paralelo com o aumento da ingestão de água, pois se assim não for, poderá ter o efeito contrário e agravar a prisão de ventre!

Para além desta mistura, deverá reforçar a sua alimentação (que deve ser equilibrada, tendo por base a Roda dos Alimentos) com todo o tipo de legumes e fruta, incluindo a fruta seca (por exemplo as ameixas secas), leguminosas, como o feijão, grão, lentilhas e com cereais integrais, como o trigo e cevada.

TOME NOTA: Recomenda-se para os homens uma ingestão entre os 30 e 38 gramas de fibra por dia, e para as mulheres uma ingestão entre 21 e 25 gramas de fibra por dia.


Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de aveia
  • 1 colher de sobremesa de linhaça moída
  • 1 colher de sobremesa de sementes de chia
  • 1 colher de chá de sementes de linhaça


Esta mistura é excelente para comer com iogurte (por exemplo do tipo bifidus) logo pela manhã.

Aproveite e logo a seguir beba um bom copo de água, assim garante que pelo menos 200ml já são ingeridos e vá bebendo ao longo do dia até perfazer 1,5 a 2 litros.

Não se esqueça que a sede já é um sinal de desidratação. Não espere por ter sede para beber água!

Faça também a atividade física pois isso também vai estimular o funcionamento dos intestinos. Faça pelo menos caminhadas diárias de 30 minutos, podem ser seguidas ou 3 caminhadas de 10 minutos cada.

Veja aqui os benefícios da fibra.





Sem comentários:

Enviar um comentário