Fibra - quais os benefícios da fibra?

Fibra
Linhaça moída, Sementes de chia, Flocos de Aveia e Sementes de Linhaça 


A nutricionista recomenda: Um dos efeitos mais visíveis da fibra, em especial da fibra insolúvel, como a do farelo, é a sua ajuda na prevenção da obstipação, uma vez que aumenta o peso das fezes e reduz o tempo de trânsito intestinal. O farelo é a mais eficaz das fibras insolúveis na absorção de água para formar fezes macias e volumosas. Ao acelerarem o trânsito intestinal evitam o contato de determinadas substâncias cancerígenas com a mucosa do intestino, contribuindo para a prevenção do cancro do cólon.

Além disso, é uma excelente forma de promover a saciedade, perfeito para quem quer emagrecer! Por isso é que também recomendamos um aporte elevado de vegetais e outros alimentos ricos em fibra às pessoas que estão sempre com fome.

Outros benefícios da fibra incluem a redução da absorção da glicose e, portanto, um melhor controlo dos níveis de glicemia sanguínea (daí a importância para os diabéticos), bem como a redução dos níveis de colesterol sanguíneo (tanto o LDL - "mau colesterol", como do colesterol total).


Deixo só um alerta, também não exagere no consumo de fibra e varie as refeições onde faz um maior aporte das mesmas, já que a fibra inibe a absorção de alguns minerais como o cálcio e o ferro, por exemplo. Por isso, se faz por exemplo um pequeno-almoço rico em fibra, onde consome também alimentos ricos em cálcio (como os lacticínios), opte por comer outros alimentos ricos em cálcio durante o resto do dia.

TOME NOTA: Já que falamos de fibra, importa também relembrar cada g de fibra tem 2 kcal, sendo portanto um nutriente que também tem valor energético/calórico. Veja aqui os valores de conversão dos nutrientes.

No próximo post falarei mais um pouco da fibra e como podemos fazer para aumentar o seu consumo.
Veja aqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário