Rabanetes

Vermelhos por fora e brancos por dentro, e sem sementinhas no centro! O que somos? :) 


Rabanetes


Têm um baixo valor energético, ou seja, menos de 40 kcal por 100g, mais precisamente 13 kcal por 100g, sendo que o seu conteúdo em água representa aproximadamente 96% do seu peso.

São por isso uma bom "snack" quando se tem fome e não se quer aumentar as calorias consumidas! Está em dieta para perder peso e tem sempre fome, principalmente quando chega a casa depois de um dia de trabalho? Tenha sempre à mão uns rabanetes para "picar"! :)

É fonte de vitamina C, que contribui para a formação de colagénio para o funcionamento normal dos vasos sanguíneos, ossos, dentes, gengivas, cartilagens e pele. Contribui ainda para o bom funcionamento do sistema nervoso e imunitário, promovendo uma redução do cansaço e da fadiga.

Como a vitamina C contribui para a melhoria da absorção do ferro, os rabanetes podem ser uma excelente opção quando pretender aumentar o consumo de ferro, por exemplo, em caso de anemia ou no caso dos vegetarianos estritos.
Pode ser consumido com fontes de ferro animal, ou seja principalmente com carne, ou com fontes de ferro vegetal como grãos de soja, pistácios, lentilhas, grão-de-bico, feijão e tremoços, melhorado assim a sua absorção.
Como os rabanetes são consumidos em cru, o teor de vitamina C não vai ser perdido pela confeção. Lembro que esta vitamina é termolábel, ou seja, deteriora-se quando aquecida e é facilmente oxidável, ou seja, perde-se também quando exposta ao ar, pelo que se cortar os rabanetes consuma de seguida.

É ainda fonte de ácido fólico, sendo particularmente importante na mulher grávida uma vez que contribui para o crescimento do tecido materno durante a gravidez.

1 comentário: