Avançar para o conteúdo principal

Amêndoa e Castanha de Caju

AMÊNDOA


As amêndoas são um dos frutos oleaginosos mais versáteis...
Com pele, sem pele, neutras, torradas, com ou sem sal, laminadas, granulada ou em farinha, vale tudo na culinária!

Na sua composição, podemos encontrar uma maioria de gorduras insaturadas, ou seja, "boas"! Boas porquê? Porque este tipo de gordura ajuda a aumentar o colesterol sanguíneo HDL (também considerado "bom") e diminuir o "mau" colesterol sanguíneo (o LDL). São por isso consideradas protetoras do nosso sistema cardiovascular.

Além disso, é fonte de inúmeras vitaminas e minerais, nomeadamente vitaminas B1 (tiamina) e B3 (niacina), ácido fólico e ferro, sendo riquíssimas em vitamina B12 (riboflavina), zinco, cálcio, potássio, fósforo e magnésio.


CASTANHA DE CAJU

Também com uma maioria de gorduras insaturadas, as castanhas de caju, podem ser consumidas de diferentes formas.

Relativamente à sua composição em vitaminas e minerais, são ricas em tiamina, ácido fólico e vitamina B6, potássio, ferro, fósforo, magnésio e zinco.


E se juntássemos as duas numa mesma receita???

Uma excelente combinação de diferentes vitaminas e minerais!

Perfect, não? Esteja desse lado até um próximo post de receitas... J

Aqui fica a receita de Pesto de manjericão, amêndoa e caju.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Overnight oats by Oui Oui Saudável

x + n ideias saborosas de overnight oats!

A nutricionista recomenda: Já vimos em posts anteriores os benefícios da fibra, da mistura de várias sementes e das sementes de chia.
Mas não podia deixar de falar dos overnight oats da Oui oui saudável, pois têm sempre chia e são uma excelente forma de ingerir uma boa quantidade de fibra proveniente não só desta semente como da fruta, dos cereais integrais que normalmente adiciona, dos frutos secos, etc.

As possibilidades são muitas e pode fazer as combinações que mais gostar! Pode ser um bom pequeno-almoço, um lanche ou até uma ceia.

Fica só a sugestão de que nos casos em que utilizar iogurte opte por iogurte de aromas magro, pois mesmo o iogurte grego light não chega a ser magro. Veja aqui a definição de light. E utilize leite magro.

Ah! E beba sempre muita água! Já sabe, o aporte elevado de fibra implica que faça também uma boa ingestão de água. Saiba mais aqui.

Informação Nutricional
Tendo em conta os seguintes ingredientes e quantidades:

1…

Gravidez

Durante a gravidez não li quase nada e nem frequentei cursos de preparação para o parto. 

Se fiz bem? Não sei! 

Mas deu para não stressar com nada. 😁 

É certo que o meu marido já não era pai de primeira viagem, o que de certa forma ajudou bastante a descomplicar.

Preferi ir trocando ideias com quem já tinha sido mãe ou com quem estava também grávida e que ia lendo e frequentando esses cursos.

Confesso que passei uma gravidez santa, com exceção do segundo mês que tive de estar de repouso. De resto nem um enjoo, cólicas, dores, nada de insónias... 
Dormia tão bem que acordava de barriga para cima, mesmo no terceiro trimestre de gravidez, e aí sim... Panicava! Porque infelizmente tinha lido que quando a grávida dorme de barriga para cima o peso do bebé e o do útero pressionam os vasos sanguíneos, podendo restringir o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o bebé. 

A melhor posição para dormir enquanto grávida é de lado e para a esquerda... mas e fazer isto enquanto se dorme? Pois é... até almofadas…

Emagrecer, fome, apetite - Qual a relação?

Sente fome ou tem apetite? Deixou praticamente de comer para tentar emagrecer e não consegue?
Desenvolver hábitos alimentares saudáveis é fundamental para o equilíbrio do organismo, incluindo regular os mecanismos fisiológicos que controlam o apetite.

Sentir fome é normal, principalmente se sente a cada 3 horas!

As refeições deverão, por isso, distribuir-se ao longo do dia, para que não fique mais de 3 horas sem comer e que tenha fome exatamente quando é altura de se fazer uma refeição.

O seu apetite também fica controlado porque os seus níveis de glicemia sanguínea (açúcar no sangue) ficam mais estáveis, não sofrendo “picos”.

Tome ainda nota que os estados de privação de alimentos (ou seja muitas horas sem comer) tornam o metabolismo mais lento e “poupador” de forma a assegurar que o organismo terá uma quantidade suficiente de energia por um longo período de tempo.
Por outro lado, o menor gasto de energia leva a um aumento do armazenamento de gordura, dificultando o emagrecimento.

Aqu…