Chia

Sementes de chia

A nutricionista recomenda: As sementes de chia (Salvia hispanica) foram consideradas, em Janeiro de 2013, um novo alimento ("novel food"), pelo que têm uma legislação (Commission Implementing Decision de 22 de Janeiro de 2013 - consultar aqui) dedicada à mesma.

São sementes constituídas por cerca de 22g de proteínas, 35g de gordura e 41g de hidratos de carbono (tudo por 100g).

A chia é rica em fibra, tendo aproximadamente 30g de fibra por 100g. Veja os benefícios da fibra neste post e diferentes formas de aumentar o aporte de fibra neste (inclui uma receita com chia).

Destaca-se ainda que a maioria das gorduras são gorduras insaturadas, ou seja, "boas", que ajudam no controlo dos níveis de colesterol sanguíneo. Neste aspeto, quer a fibra como o tipo de gorduras que possui contribuem para tal.

A chia tem uma propriedade interessante uma vez que aumenta até cerca de 10 vezes o seu tamanho quando em contato com a água. Experimente colocar algumas sementes em água e verá o seu o efeito nas mesmas. Cria-se uma espécie de gelatina à sua volta. Sabe para que é útil? Para aumentar a saciedade! Este é um dos motivos por que começam a aparecer diversas dietas com estas sementes.
Mas atenção! Não existem dietas milagrosas! Se não tiver cuidado com o resto da alimentação e com o seu estilo de vida... não existem milagres!

É ainda importante alertar que as recomendações referem que não devemos exceder as 15g diárias.

Brevemente mais um post com uma receita com chia...

Sem comentários:

Enviar um comentário