Avançar para o conteúdo principal

Torta de Espinafres by Madame Xícaras

No primeiro mês de 2014 o Cozinhar com menos G.A.S. estabelece a sua primeira parceria!

A partir de hoje, e sempre na última semana de cada mês, a Madame Xícaras irá publicar uma receita comentada por mim. Os temas serão variados, sendo que podem ser do interesse de muitos de vós, pelo que fiquem atentos.

Torta de Espinafres by Madame Xícaras


A nutricionista recomenda: Hoje falamos das refeições sem glúten e da importância de todos do agregado familiar do doente celíaco ou intolerante ao glúten adotarem este tipo de alimentação.

O glúten é uma proteína que se pode encontrar no trigo, centeio, cevada e na maioria da aveia (nesta última por contaminação cruzada no processamento industrial) e que, em pessoas sensíveis à mesma, pode desencadear uma série de sintomas desagradáveis e com impacto na sua saúde. Assim, a única forma de evitar estas consequências é eliminar todos estes cereais da alimentação. O ideal é que no agregado familiar todos adotem uma allimentação sem glúten de forma a se evitarem as contaminações cruzadas. Por exemplo, para um doente celíaco não se pode fritar rissóis sem glúten em óleo que já fritou rissóis de farinha de trigo. Também não pode utilizar a mesma manteiga que é utilizada para barrar um pão de trigo/centeio, tem de ter a sua própria manteiga. Assim, se todos forem "solidários" a vida do doente celíaco torna-se muito mais facilitada.

Uma alimentação sem glúten não tem de ser díficil de se fazer, antes pelo contrário, é possível fazer-se diferentes preparações culinárias saborosas e saudáveis, utilizando ingredientes comuns, fáceis de se encontrar em qualquer supermercado, e esta torta é um excelente exemplo disso.


Informação nutricional:

Dose de consumo de 50g (1 fatia pequena) - aprox. 75 kcal









Nota: Para conhecer os critérios do semáforo nutricional consulte aqui os mesmos.


Ingredientes:
Torta
2 dentes de Alho
1 colher de sobremesa de Azeite
200 gr de Espinafres
4 Ovos
1 colher de café rasa de Sal
1 pitada de Noz moscada
2 colheres de sopa de Amido de Milho (Maizena)

Recheio
60 gr Queijo-creme Light
1 colher de sobremesa de Caju neutro
1 colher de sobremesa de Goji
1/4 colher de café de Pimenta Preta

Veja como fazer aqui.





Comentários

  1. Adoro esta receita e muito:)

    Ta guardada para fazer um dia destes

    Aproveito para te convidar no meu passatempo da que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Adoraria participar e prometo que assim que a minha vida profissional me libertar mais um pouco assim farei! :) Felicidades para o blog!!!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Lohikeitto (sopa de salmão finlandesa)

Esta sopa é um prato tradicional Finlandês e serve como refeição principal. Apesar de já ir há 3 anos para a Finlândia fazer o meu desporto favorito - Cross-country skiing - só este ano descobrimos esta delícia reconfortante num país tão frio. Foi por acaso no centro de Helsínquia enquanto fazíamos tempo para apanhar outro voo para Ivalo que espreitámos o menu de um restaurante e vimos que era dia de lohikeitto e o preço era em conta (coisa também menos habitual). Resolvemos experimentar! Adorámos e por isso já a fizémos cá! Aqui fica a receita. Ingredientes (para 4 pessoas): 400 g de lombos de salmão 1 cebola média 1 colher de sobremesa rasa de manteiga 1 colher de sobremesa de azeite 800 g de batata 200 ml de caldo de peixe cozido (caseiro, o meu foi de cabeça de cação) 200 ml de água 200 ml de natas light 1-2 colheres de sopa de endro picado (dill) Para quem gosta, dá para acrescentar: 1 cenoura Pimenta moída na hora Preparação: 1. Corte o salmão em cubo

Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS

Um bolo "light" em alternativa ao bolo de requeijão e chocolate!  Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS A nutricionista recomenda: Acho que cortei uma fatia demasiado grande... ficou só para a foto, pois não consegui acabá-la! Sim... Não devemos abusar!  Apesar de esta receita ter sido uma adaptação de uma receita de bolo de requeijão e chocolate que tinha do livro de receitas da minha avó, poderia ainda ter feito pelo menos mais uma melhoria: utilizar frutose em vez de açúcar ... mas não tinha em casa.    Ainda assim, mudei uma série de coisas: Troquei o chocolate pela alfarroba Reduzi para apenas meia chávena a quantidade de óleo Uma das chávenas de farinha foi de farinha integral Utilizei requeijão light em vez de normal Em vez de duas chávenas de açúcar coloquei uma e meia Consegui uma receita de um bolo delicioso com menos algumas calorias ! Num próximo pos

Creme de beterraba para bebés e não só!!!

Uma sopa simples, saudável e deliciosa perfeita para toda a família, incluído para bebés nesta fase de diversificação alimentar. Este creme fica com uma cor maravilhosa e para aqueles que acham que terá "sabor a terra" (sabor característico da beterraba) fiquem a saber que nem se sente! E olhem que cá em casa tenho um pequeno rapaz super esquisito com a comida e esta sopa ele gostou! Vamos ao que interessa...  Ingredientes (para cerca de 5 sopas de adulto e 3 de bebé)  1 beterraba  1 curgete sem casca 1 batata doce laranja 2 cenouras  Meio nabo 2 dentes de alho Azeite q.b.  Água para cobrir os legumes creme balsâmico - não coloquei na de bebé A preparação é básica: na panela de pressão para reduzir as perdas de vitaminas e o tempo de confeção (que reduz também o gasto de gás ou energético) .  Depois triturar tudo e regar com um fio de azeite.  No empratamento do creme de beterraba para os crescidos, incluindo o meu jovem rapaz, colo