Avançar para o conteúdo principal

Torta de Espinafres by Madame Xícaras

No primeiro mês de 2014 o Cozinhar com menos G.A.S. estabelece a sua primeira parceria!

A partir de hoje, e sempre na última semana de cada mês, a Madame Xícaras irá publicar uma receita comentada por mim. Os temas serão variados, sendo que podem ser do interesse de muitos de vós, pelo que fiquem atentos.

Torta de Espinafres by Madame Xícaras


A nutricionista recomenda: Hoje falamos das refeições sem glúten e da importância de todos do agregado familiar do doente celíaco ou intolerante ao glúten adotarem este tipo de alimentação.

O glúten é uma proteína que se pode encontrar no trigo, centeio, cevada e na maioria da aveia (nesta última por contaminação cruzada no processamento industrial) e que, em pessoas sensíveis à mesma, pode desencadear uma série de sintomas desagradáveis e com impacto na sua saúde. Assim, a única forma de evitar estas consequências é eliminar todos estes cereais da alimentação. O ideal é que no agregado familiar todos adotem uma allimentação sem glúten de forma a se evitarem as contaminações cruzadas. Por exemplo, para um doente celíaco não se pode fritar rissóis sem glúten em óleo que já fritou rissóis de farinha de trigo. Também não pode utilizar a mesma manteiga que é utilizada para barrar um pão de trigo/centeio, tem de ter a sua própria manteiga. Assim, se todos forem "solidários" a vida do doente celíaco torna-se muito mais facilitada.

Uma alimentação sem glúten não tem de ser díficil de se fazer, antes pelo contrário, é possível fazer-se diferentes preparações culinárias saborosas e saudáveis, utilizando ingredientes comuns, fáceis de se encontrar em qualquer supermercado, e esta torta é um excelente exemplo disso.


Informação nutricional:

Dose de consumo de 50g (1 fatia pequena) - aprox. 75 kcal









Nota: Para conhecer os critérios do semáforo nutricional consulte aqui os mesmos.


Ingredientes:
Torta
2 dentes de Alho
1 colher de sobremesa de Azeite
200 gr de Espinafres
4 Ovos
1 colher de café rasa de Sal
1 pitada de Noz moscada
2 colheres de sopa de Amido de Milho (Maizena)

Recheio
60 gr Queijo-creme Light
1 colher de sobremesa de Caju neutro
1 colher de sobremesa de Goji
1/4 colher de café de Pimenta Preta

Veja como fazer aqui.





Comentários

  1. Adoro esta receita e muito:)

    Ta guardada para fazer um dia destes

    Aproveito para te convidar no meu passatempo da que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Adoraria participar e prometo que assim que a minha vida profissional me libertar mais um pouco assim farei! :) Felicidades para o blog!!!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Overnight oats by Oui Oui Saudável

x + n ideias saborosas de overnight oats!

A nutricionista recomenda: Já vimos em posts anteriores os benefícios da fibra, da mistura de várias sementes e das sementes de chia.
Mas não podia deixar de falar dos overnight oats da Oui oui saudável, pois têm sempre chia e são uma excelente forma de ingerir uma boa quantidade de fibra proveniente não só desta semente como da fruta, dos cereais integrais que normalmente adiciona, dos frutos secos, etc.

As possibilidades são muitas e pode fazer as combinações que mais gostar! Pode ser um bom pequeno-almoço, um lanche ou até uma ceia.

Fica só a sugestão de que nos casos em que utilizar iogurte opte por iogurte de aromas magro, pois mesmo o iogurte grego light não chega a ser magro. Veja aqui a definição de light. E utilize leite magro.

Ah! E beba sempre muita água! Já sabe, o aporte elevado de fibra implica que faça também uma boa ingestão de água. Saiba mais aqui.

Informação Nutricional
Tendo em conta os seguintes ingredientes e quantidades:

1…

Gravidez

Durante a gravidez não li quase nada e nem frequentei cursos de preparação para o parto. 

Se fiz bem? Não sei! 

Mas deu para não stressar com nada. 😁 

É certo que o meu marido já não era pai de primeira viagem, o que de certa forma ajudou bastante a descomplicar.

Preferi ir trocando ideias com quem já tinha sido mãe ou com quem estava também grávida e que ia lendo e frequentando esses cursos.

Confesso que passei uma gravidez santa, com exceção do segundo mês que tive de estar de repouso. De resto nem um enjoo, cólicas, dores, nada de insónias... 
Dormia tão bem que acordava de barriga para cima, mesmo no terceiro trimestre de gravidez, e aí sim... Panicava! Porque infelizmente tinha lido que quando a grávida dorme de barriga para cima o peso do bebé e o do útero pressionam os vasos sanguíneos, podendo restringir o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o bebé. 

A melhor posição para dormir enquanto grávida é de lado e para a esquerda... mas e fazer isto enquanto se dorme? Pois é... até almofadas…

Emagrecer, fome, apetite - Qual a relação?

Sente fome ou tem apetite? Deixou praticamente de comer para tentar emagrecer e não consegue?
Desenvolver hábitos alimentares saudáveis é fundamental para o equilíbrio do organismo, incluindo regular os mecanismos fisiológicos que controlam o apetite.

Sentir fome é normal, principalmente se sente a cada 3 horas!

As refeições deverão, por isso, distribuir-se ao longo do dia, para que não fique mais de 3 horas sem comer e que tenha fome exatamente quando é altura de se fazer uma refeição.

O seu apetite também fica controlado porque os seus níveis de glicemia sanguínea (açúcar no sangue) ficam mais estáveis, não sofrendo “picos”.

Tome ainda nota que os estados de privação de alimentos (ou seja muitas horas sem comer) tornam o metabolismo mais lento e “poupador” de forma a assegurar que o organismo terá uma quantidade suficiente de energia por um longo período de tempo.
Por outro lado, o menor gasto de energia leva a um aumento do armazenamento de gordura, dificultando o emagrecimento.

Aqu…