Vitamina D - O poder do Sol!

Um estudo recente (agosto 2014) publicado na revista Neurology concluiu que baixas concentrações de vitamina D estão associadas ao desenvolvimento da Doença de Alzheimer, uma doença que provoca vários problemas de saúde, nomeadamente perda de memória, linguagem e pensamento. Pode consultar o artigo aqui.


A vitamina D tem inúmeros benefícios para a saúde músculo-esquelética, já que contribui para a normal absorção/utilização do cálcio e do fósforo, permitindo a manutenção de ossos e dentes normais além de permitir o normal funcionamento muscular. Além disso, contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Este novo estudo veio trazer mais benefícios a esta vitamina que se torna cada vez mais poderosa!


Como posso obter a quantidade adequada de vitamina D?



O sol é o melhor "fornecedor" desta vitamina, já que o nosso organismo produz vitamina D quando a pele é exposta aos raios UV do sol. Contudo, saiba que se apanhar sol através de uma janela de vidro, pouco ou nada produzirá, por isso, a exposição ao sol deve ser direta.


Recomenda-se que exponha os braços e pernas todos os dias durante cerca de 10 a 20 minutos
Atenção! Não se exponha nos horários "perigosos", ou seja, prefira ao início da manhã ou ao final do dia.




Para além disso, pode incluir na sua alimentação produtos que sejam fonte desta vitamina, nomeadamente, peixe gordo (salmão, atum, dourada e cavala), leite e queijo, fígado, gema de ovo e cogumelos. A maioria dos cereais de pequeno-almoço também têm esta vitamina fortificada.




Dê particular atenção:

- a determinados medicamentos que interferem com absorção desta vitamina, por exemplo o Orlistat e alguns para diminuir os níveis de colesterol sanguíneo. Como a vitamina D é lipossolúvel, acaba por ser excretada sem ser absorvida.

- se sofre de doenças que afetam o intestino, como a doença de Chron e a doença Celíaca, pois a absorção também vai estar comprometida.

- se sofre de obesidade, pois a gordura do corpo vai "prender" alguma quantidade de vitamina D, sendo que esta acaba por não chegar à circulação sanguínea para ser absorvida.

- se tem pele escura, uma vez que a absorção vai também ser reduzida, pelo que necessitará de mais tempo para obter a mesma quantidade.

- se for vegan ou vegetariano estrito, uma vez que a maioria da vitamina D que se encontra nos alimentos está nos de origem animal.


Esta vitamina pode ser tóxica?

Se exagerar no seu consumo, sim, mas o que se tem vindo a concluir é que a maioria das pessoas sofre é da sua carência
Durante os meses de Inverno os nossos níveis de vitamina D diminuem muito, pelo que lembre-se de se expor ao sol e comer alimentos que sejam fonte nesta vitamina.


Quer saber mais? Consulte este link

1 comentário: