Avançar para o conteúdo principal

Vitamina D - O poder do Sol!

Um estudo recente (agosto 2014) publicado na revista Neurology concluiu que baixas concentrações de vitamina D estão associadas ao desenvolvimento da Doença de Alzheimer, uma doença que provoca vários problemas de saúde, nomeadamente perda de memória, linguagem e pensamento. Pode consultar o artigo aqui.


A vitamina D tem inúmeros benefícios para a saúde músculo-esquelética, já que contribui para a normal absorção/utilização do cálcio e do fósforo, permitindo a manutenção de ossos e dentes normais além de permitir o normal funcionamento muscular. Além disso, contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Este novo estudo veio trazer mais benefícios a esta vitamina que se torna cada vez mais poderosa!


Como posso obter a quantidade adequada de vitamina D?



O sol é o melhor "fornecedor" desta vitamina, já que o nosso organismo produz vitamina D quando a pele é exposta aos raios UV do sol. Contudo, saiba que se apanhar sol através de uma janela de vidro, pouco ou nada produzirá, por isso, a exposição ao sol deve ser direta.


Recomenda-se que exponha os braços e pernas todos os dias durante cerca de 10 a 20 minutos
Atenção! Não se exponha nos horários "perigosos", ou seja, prefira ao início da manhã ou ao final do dia.




Para além disso, pode incluir na sua alimentação produtos que sejam fonte desta vitamina, nomeadamente, peixe gordo (salmão, atum, dourada e cavala), leite e queijo, fígado, gema de ovo e cogumelos. A maioria dos cereais de pequeno-almoço também têm esta vitamina fortificada.




Dê particular atenção:

- a determinados medicamentos que interferem com absorção desta vitamina, por exemplo o Orlistat e alguns para diminuir os níveis de colesterol sanguíneo. Como a vitamina D é lipossolúvel, acaba por ser excretada sem ser absorvida.

- se sofre de doenças que afetam o intestino, como a doença de Chron e a doença Celíaca, pois a absorção também vai estar comprometida.

- se sofre de obesidade, pois a gordura do corpo vai "prender" alguma quantidade de vitamina D, sendo que esta acaba por não chegar à circulação sanguínea para ser absorvida.

- se tem pele escura, uma vez que a absorção vai também ser reduzida, pelo que necessitará de mais tempo para obter a mesma quantidade.

- se for vegan ou vegetariano estrito, uma vez que a maioria da vitamina D que se encontra nos alimentos está nos de origem animal.


Esta vitamina pode ser tóxica?

Se exagerar no seu consumo, sim, mas o que se tem vindo a concluir é que a maioria das pessoas sofre é da sua carência
Durante os meses de Inverno os nossos níveis de vitamina D diminuem muito, pelo que lembre-se de se expor ao sol e comer alimentos que sejam fonte nesta vitamina.


Quer saber mais? Consulte este link

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Lohikeitto (sopa de salmão finlandesa)

Esta sopa é um prato tradicional Finlandês e serve como refeição principal. Apesar de já ir há 3 anos para a Finlândia fazer o meu desporto favorito - Cross-country skiing - só este ano descobrimos esta delícia reconfortante num país tão frio. Foi por acaso no centro de Helsínquia enquanto fazíamos tempo para apanhar outro voo para Ivalo que espreitámos o menu de um restaurante e vimos que era dia de lohikeitto e o preço era em conta (coisa também menos habitual). Resolvemos experimentar! Adorámos e por isso já a fizémos cá! Aqui fica a receita. Ingredientes (para 4 pessoas): 400 g de lombos de salmão 1 cebola média 1 colher de sobremesa rasa de manteiga 1 colher de sobremesa de azeite 800 g de batata 200 ml de caldo de peixe cozido (caseiro, o meu foi de cabeça de cação) 200 ml de água 200 ml de natas light 1-2 colheres de sopa de endro picado (dill) Para quem gosta, dá para acrescentar: 1 cenoura Pimenta moída na hora Preparação: 1. Corte o salmão em cubo

Creme de beterraba para bebés e não só!!!

Uma sopa simples, saudável e deliciosa perfeita para toda a família, incluído para bebés nesta fase de diversificação alimentar. Este creme fica com uma cor maravilhosa e para aqueles que acham que terá "sabor a terra" (sabor característico da beterraba) fiquem a saber que nem se sente! E olhem que cá em casa tenho um pequeno rapaz super esquisito com a comida e esta sopa ele gostou! Vamos ao que interessa...  Ingredientes (para cerca de 5 sopas de adulto e 3 de bebé)  1 beterraba  1 curgete sem casca 1 batata doce laranja 2 cenouras  Meio nabo 2 dentes de alho Azeite q.b.  Água para cobrir os legumes creme balsâmico - não coloquei na de bebé A preparação é básica: na panela de pressão para reduzir as perdas de vitaminas e o tempo de confeção (que reduz também o gasto de gás ou energético) .  Depois triturar tudo e regar com um fio de azeite.  No empratamento do creme de beterraba para os crescidos, incluindo o meu jovem rapaz, colo

Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS

Um bolo "light" em alternativa ao bolo de requeijão e chocolate!  Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS A nutricionista recomenda: Acho que cortei uma fatia demasiado grande... ficou só para a foto, pois não consegui acabá-la! Sim... Não devemos abusar!  Apesar de esta receita ter sido uma adaptação de uma receita de bolo de requeijão e chocolate que tinha do livro de receitas da minha avó, poderia ainda ter feito pelo menos mais uma melhoria: utilizar frutose em vez de açúcar ... mas não tinha em casa.    Ainda assim, mudei uma série de coisas: Troquei o chocolate pela alfarroba Reduzi para apenas meia chávena a quantidade de óleo Uma das chávenas de farinha foi de farinha integral Utilizei requeijão light em vez de normal Em vez de duas chávenas de açúcar coloquei uma e meia Consegui uma receita de um bolo delicioso com menos algumas calorias ! Num próximo pos