Festas Light - alimentação festiva mas saudável

Estamos em véspera de uma das maiores festas do ano e com ela chegam

Apesar de a culinária festiva ser conhecida por ser irresistível e rica em calorias, é possível preparar verdadeiros banquetes que agradem a todos, incluindo quem se preocupa com a alimentação todo o ano.

Tome nota destas dicas:

Sopa de Legumes - Normalmente é pouco calórica mas saciante, o que acaba por deixar menos espaço para as sobremesas. Além disso, é rica em vitaminas, minerais, fibra e água. Transforme uma simples sopa de legumes em um prato mais gourmet: faça um creme e decore cada prato com umas amêndoas palitadas.

Bacalhau ou o polvo cozidos são excelentes opções, principalmente quando o bacalhau é bem demolhado, reduzindo assim o seu teor de sal.
O peru assado também pode ser uma boa escolha, pois é uma carne magra, com teores reduzidos de gordura saturada, principalmente se consumida sem pele.
Acompanhá-los com bastantes couves, grelos, cenoura, cebola, nabo e uma batata, todos cozidos e regados com um fio de azeite, é uma alternativa muito saudável.

E o marisco????
O marisco por ser pobre em gordura tem muito poucas calorias, o que pode ser uma boa opção para degustar numa época como esta. O que normalmente nos deixa em alerta é o seu teor elevado de colesterol. Contudo, não necessita ter receio de o consumir já que está provado cientificamente que o colesterol sanguíneo é mais influenciado pelo teor de gordura saturada (e hidrogenada) da alimentação do que pela ingestão de alimentos ricos em colesterol. Experimente uns deliciosos camarões cozidos, já que estes são ricos em vitamina B12 e selénio e fonte de ferro e fósforo. Não abuse é dos molhos, esses sim são muitas vezes ricos em calorias.

Para sobremesa, fruta da época. Se quiser agradar a todos os gostos, prepare uma salada de fruta com iogurte de aromas. Para adoçá-la, mas ao mesmo tempo fugir ao açúcar, escolha frutos mais doces como a manga, abacaxi, passas ou uvas e ameixas secas. Se não consegue resistir às outras sobremesas, experimente-as em pequenas porções e tente não repetir.

E os frutos secos, ou melhor... os oleaginosos?
Sabia que que um consumo diário de 30g de nozes contribui para a melhoria da elasticidade dos vasos sanguíneos? Lembre-se, contudo, que as oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) apresentam elevadas quantidades de gordura (a maioria consideradas “gorduras boas”), e os frutos desidratados ("frutos secos" como as passas, alperces secos, ameixas secas) têm elevadas quantidades de açúcar, pelo que deve, por isso, moderar o seu consumo.

De resto, desfrute desta época festiva e não descure na atividade física, principalmente se abusar um pouco mais. eheheheh :)

Sem comentários:

Enviar um comentário