Avançar para o conteúdo principal

Festas Light - alimentação festiva mas saudável

Estamos em véspera de uma das maiores festas do ano e com ela chegam as preocupações com a manutenção da linha.

Apesar de a culinária festiva ser conhecida por ser irresistível e rica em calorias, é possível preparar verdadeiros banquetes que agradem a todos, incluindo quem se preocupa com a alimentação todo o ano.

Tome nota destas dicas:

Sopa de Legumes - Normalmente é pouco calórica mas saciante, o que acaba por deixar menos espaço para as sobremesas. Além disso, é rica em vitaminas, minerais, fibra e água. Transforme uma simples sopa de legumes em um prato mais gourmet: faça um creme e decore cada prato com umas amêndoas palitadas.

Bacalhau ou o polvo cozidos são excelentes opções, principalmente quando o bacalhau é bem demolhado, reduzindo assim o seu teor de sal.
O peru assado também pode ser uma boa escolha, pois é uma carne magra, com teores reduzidos de gordura saturada, principalmente se consumida sem pele.
Acompanhá-los com bastantes couves, grelos, cenoura, cebola, nabo e uma batata, todos cozidos e regados com um fio de azeite, é uma alternativa muito saudável.

E o marisco????
O marisco por ser pobre em gordura tem muito poucas calorias, o que pode ser uma boa opção para degustar numa época como esta. O que normalmente nos deixa em alerta é o seu teor elevado de colesterol. Contudo, não necessita ter receio de o consumir já que está provado cientificamente que o colesterol sanguíneo é mais influenciado pelo teor de gordura saturada (e hidrogenada) da alimentação do que pela ingestão de alimentos ricos em colesterol. Experimente uns deliciosos camarões cozidos, já que estes são ricos em vitamina B12 e selénio e fonte de ferro e fósforo. Não abuse é dos molhos, esses sim são muitas vezes ricos em calorias.

Para sobremesa, fruta da época. Se quiser agradar a todos os gostos, prepare uma salada de fruta com iogurte de aromas. Para adoçá-la, mas ao mesmo tempo fugir ao açúcar, escolha frutos mais doces como a manga, abacaxi, passas ou uvas e ameixas secas. Se não consegue resistir às outras sobremesas, experimente-as em pequenas porções e tente não repetir.

E os frutos secos, ou melhor... os oleaginosos?
Sabia que que um consumo diário de 30g de nozes contribui para a melhoria da elasticidade dos vasos sanguíneos? Lembre-se, contudo, que as oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) apresentam elevadas quantidades de gordura (a maioria consideradas “gorduras boas”), e os frutos desidratados ("frutos secos" como as passas, alperces secos, ameixas secas) têm elevadas quantidades de açúcar, pelo que deve, por isso, moderar o seu consumo.

De resto, desfrute desta época festiva e não descure na atividade física, principalmente se abusar um pouco mais. eheheheh :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lohikeitto (sopa de salmão finlandesa)

Esta sopa é um prato tradicional Finlandês e serve como refeição principal. Apesar de já ir há 3 anos para a Finlândia fazer o meu desporto favorito - Cross-country skiing - só este ano descobrimos esta delícia reconfortante num país tão frio. Foi por acaso no centro de Helsínquia enquanto fazíamos tempo para apanhar outro voo para Ivalo que espreitámos o menu de um restaurante e vimos que era dia de lohikeitto e o preço era em conta (coisa também menos habitual). Resolvemos experimentar! Adorámos e por isso já a fizémos cá! Aqui fica a receita. Ingredientes (para 4 pessoas): 400 g de lombos de salmão 1 cebola média 1 colher de sobremesa rasa de manteiga 1 colher de sobremesa de azeite 800 g de batata 200 ml de caldo de peixe cozido (caseiro, o meu foi de cabeça de cação) 200 ml de água 200 ml de natas light 1-2 colheres de sopa de endro picado (dill) Para quem gosta, dá para acrescentar: 1 cenoura Pimenta moída na hora Preparação: 1. Corte o salmão em cubo

Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS

Um bolo "light" em alternativa ao bolo de requeijão e chocolate!  Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS Bolo de Requeijão e Alfarroba by Cozinhar com menos GAS A nutricionista recomenda: Acho que cortei uma fatia demasiado grande... ficou só para a foto, pois não consegui acabá-la! Sim... Não devemos abusar!  Apesar de esta receita ter sido uma adaptação de uma receita de bolo de requeijão e chocolate que tinha do livro de receitas da minha avó, poderia ainda ter feito pelo menos mais uma melhoria: utilizar frutose em vez de açúcar ... mas não tinha em casa.    Ainda assim, mudei uma série de coisas: Troquei o chocolate pela alfarroba Reduzi para apenas meia chávena a quantidade de óleo Uma das chávenas de farinha foi de farinha integral Utilizei requeijão light em vez de normal Em vez de duas chávenas de açúcar coloquei uma e meia Consegui uma receita de um bolo delicioso com menos algumas calorias ! Num próximo pos

Creme de beterraba para bebés e não só!!!

Uma sopa simples, saudável e deliciosa perfeita para toda a família, incluído para bebés nesta fase de diversificação alimentar. Este creme fica com uma cor maravilhosa e para aqueles que acham que terá "sabor a terra" (sabor característico da beterraba) fiquem a saber que nem se sente! E olhem que cá em casa tenho um pequeno rapaz super esquisito com a comida e esta sopa ele gostou! Vamos ao que interessa...  Ingredientes (para cerca de 5 sopas de adulto e 3 de bebé)  1 beterraba  1 curgete sem casca 1 batata doce laranja 2 cenouras  Meio nabo 2 dentes de alho Azeite q.b.  Água para cobrir os legumes creme balsâmico - não coloquei na de bebé A preparação é básica: na panela de pressão para reduzir as perdas de vitaminas e o tempo de confeção (que reduz também o gasto de gás ou energético) .  Depois triturar tudo e regar com um fio de azeite.  No empratamento do creme de beterraba para os crescidos, incluindo o meu jovem rapaz, colo